Violência

Brasil registra recorde de estupros em 2022, mais de oito por hora

Em média, 61,4% deles cometidos contra menores de 14 anos

Brasil registra recorde de estupros em 2022, mais de oito por horaBrasil registra recorde de estupros em 2022, mais de oito por hora - Foto: RDNE Stock project / Pexels

O Brasil registrou no ano passado o número recorde de mais de oito estupros por hora, em média, 61,4% deles cometidos contra menores de 14 anos, de acordo com um relatório publicado nesta quinta-feira (20) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

A organização contabilizou 74.930 estupros em 2022, um aumento de 8,2% em relação a 2021. Em mais de um em cada dez casos (10,4%), as vítimas eram crianças de menos de quatro anos.

Os dados foram compilados a partir de documentos oficiais, incluindo boletins policiais.

Mais de dois terços dos estupros (68,3%) ocorreram nas residências das vítimas. E a grande maioria das vítimas de 0 a 13 anos de idade foi violentada por conhecidos (86,1%) ou membros de suas próprias famílias (64,4%).

Quase um quarto (24,3%) dos estupros contra maiores de 14 anos foram cometidos por um parceiro ou ex-parceiro íntimo.

"Com a pandemia, quando as escolas fecham, sabemos que as crianças e as mulheres ficaram mais vulneráveis dentro de casa, confinadas com seus agressores. Pós-pandemia, com as escolas reabrindo, percebemos um aumento bem significativo das denúncias", explicou à AFP Juliana Martins, coordenadora institucional do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

"É um tipo de crime que a subnotificação é muito alta, então o número é possivelmente muito maior do que os dados que o anuário mostra", alertou Martins. Ela destacou ainda que "as escolas acabam sendo atores fundamentais na mediação dessa violência".

O relatório da ONG também identificou 1.437 feminicídios, um aumento de 6,1% em relação ao ano anterior, e 245.713 casos de violência doméstica (+2,9%).

Em contraste, o número total de homicídios diminuiu ligeiramente (-2,4%), para 47.508. Essa cifra tem diminuído de forma constante desde o recorde de 64.078 homicídios registrados em 2017.

Veja também

Governo investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio
incêndios florestais

Governo investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio

Julgamento de acusado de drogar mulher para que outros homens a estuprassem é novamente adiado
Justiça

Julgamento de acusado de drogar mulher para que outros homens a estuprassem é novamente adiado

Newsletter