Logo Folha de Pernambuco

Pandemia

Brasil tem maior média móvel de mortes pela Covid-19 desde agosto

Situação atual do País aponta crescimento dos casos de infecção pelo coronavírus

Covas abertas para óbitos causados pela Covid-19 em cemitério de Vila Formosa, em São PauloCovas abertas para óbitos causados pela Covid-19 em cemitério de Vila Formosa, em São Paulo - Foto: FERNANDO MARRON / AFP

Com o aumento das mortes desde o fim de 2020, o Brasil chegou, neste sábado (9), à maior média móvel de mortes em decorrência da Covid-19 desde 22 de agosto do ano passado.

O País registrou 1.115 óbitos e 59.750 casos da doença de acordo com o levantamento mais recente do consórcio da Imprensa. Com isso, o total de mortes chegou a 202.657 e o de pessoas infectadas a 8.075.670, desde o começo da pandemia.

Em 22 de agosto, a média móvel de óbitos era de 997 e se encontrava estável. Neste momento, ela está em 988 e apontando crescimento da pandemia - O valor da média representa um aumento de 55% em relação ao dado de 14 dias atrás. 

Especialistas vêm alertando que os números de mortes podem permanecer altos pelas próximas semanas, devido às viagens, encontros e festas que realizados durante o Natal e o Ano-Novo.

Os dados do País são fruto de colaboração inédita entre Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são coletadas diretamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

Além dos dados diários, a Folha também mostra a chamada média móvel. O recurso estatístico busca dar uma visão melhor da evolução da doença, pois atenua números isolados que fujam do padrão. A média móvel é calculada somando o resultado dos últimos sete dias, dividindo por sete.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter