Logo Folha de Pernambuco

Saúde

Secretário de Estado americano exige que OPAS explique papel no envio de médicos cubanos ao Brasil

A OPAS "deve explicar como virou intermediária em um plano para explorar os trabalhadores médicos cubanos no Brasil", disse Pompeo

Secretário de Estado americano, Mike PompeoSecretário de Estado americano, Mike Pompeo - Foto: AFP

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, exigiu nesta quarta-feira (10) que a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) explique seu papel no envio de médicos cubanos ao Brasil e anunciou que, como contribuinte da instituição, Washington demandará uma prestação de contas.

Em uma entrevista coletiva, Pompeo acusou a OPAS, braço regional da Organização Mundial da Saúde (OMS), de "facilitar o trabalho forçado" de pessoal médico cubano, por intermédio do programa "Mais Médicos" do Brasil.

"Precisa explicar como chegou a enviar US$ 1,3 bilhão ao regime assassino de Castro" e "por que não buscou a aprovação do Conselho Executivo, seu próprio Conselho Executivo, para participar deste programa", acrescentou.

Além disso, instou a OPAS a "explicar quem na organização aprovou um acordo potencialmente ilegal" e "o que ele fez com os US$ 75 milhões que levantou quando negociou este programa".

Pompeo afirmou que o órgão regional, cuja fundação foi promovida pelos Estados Unidos há mais de um século, "precisa realizar reformas para impedir que essas coisas aconteçam novamente" e enfatizou que o governo Donald Trump quer garantir que o país financie instituições que apoiam os valores democráticos.

A OPAS "deve explicar como virou intermediária em um plano para explorar os trabalhadores médicos cubanos no Brasil", disse Pompeo à imprensa.

"Como fizemos com a OMS, a administração Trump exigirá a prestação de contas de todas as organizações internacionais da saúde que dependem dos recursos dos contribuintes americanos", completou.

Veja também

Saiba como participar do G20 Social
G20

Saiba como participar do G20 Social

Urban 20: evento no Rio reúne prefeitos de mais de 60 cidades
G20

Urban 20: evento no Rio reúne prefeitos de mais de 60 cidades

Newsletter