Brasil

Sindifisco condena vazamento de dados sigilosos de ministro do STF

As informações sigilosas envolve procedimento fiscal que teria por alvo o ministro Gilmar Mendes

Gilmar MendesGilmar Mendes - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional) condenou o vazamento de informações sigilosas envolvendo procedimento fiscal que teria por alvo o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo o Sindifisco, devem ser respeitados "os princípios e as normas constitucionais, que condicionam toda e qualquer fiscalização à observância de garantias fundamentais e ao respeito ao sigilo fiscal dos investigados, sejam eles quem forem".

Em nota divulgada neste sábado (9), o Sindifisco diz esperar que a Receita Federal "apure o incidente e identifique os responsáveis pelo vazamento, que prejudica imensamente a imagem da instituição".

Leia também: 
Toffoli pede apuração de relatório da Receita sobre Gilmar Mendes


O sindicato porém manifestou apoio à investigação: "A despeito de ser a quebra de sigilo um ato condenável, o mesmo não se pode dizer do procedimento de fiscalização, que deve ser resguardado de quaisquer ingerências externas e respaldado de maneira firme pela instituição, como sempre tem sido em relação a outros cidadãos, independentemente da posição que ocupam".

Veja também

Governo aciona PF com suspeita de novo "dia do fogo" em São Paulo
QUEIMADAS

Governo aciona PF com suspeita de novo "dia do fogo" em São Paulo

Newsletter