Brasil

STF está em sintonia com o governo, diz Bolsonaro sobre privatização de estatais

Com a decisão, o governo pode vender empresas subsidiárias de estatais sem necessidade de lei específica e sem realização de licitação

Presidente Jair BolsonaroPresidente Jair Bolsonaro - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro elogiou nesta sexta-feira (7) a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que permite a privatização de subsidiárias de estatais sem a necessidade de aval do Congresso.

"Foi uma decisão patriótica. Parabéns ao STF, que está em sintonia com o governo federal. Queremos menos estado", afirmou ele, após cerimônia de formatura do curso especial de habilitação para promoção a sargento, no Centro de Instrução Almirante Alexandrino da Marinha, na Penha, zona norte do Rio de Janeiro.

O STF  decidiu, nesta quinta-feira (6), que o governo pode vender empresas subsidiárias de estatais sem necessidade de lei específica e sem realização de licitação.

Leia também:
'Houve primeiro passo para o sonho', diz Bolsonaro sobre eventual moeda única Brasil-Argentina
Para Bolsonaro, 'nem precisava de lei' sobre transporte de criança em cadeirinha


Para a alienação do controle acionário de empresas matrizes ou sociedades de economia mista, diferentemente, é preciso autorização do Legislativo e processo licitatório.

O plenário derrubou, em parte, uma liminar (decisão provisória) do ministro Ricardo Lewandowski, concedida em junho de 2018, que havia proibido o governo federal, estados e municípios de vender o controle acionário de estatais e de suas subsidiárias sem aval do Legislativo e licitação prévia.

Veja também

No Brasil, 4,5 milhões de crianças precisam de uma vaga em creche
BRASIL

No Brasil, 4,5 milhões de crianças precisam de uma vaga em creche

Governo aciona PF com suspeita de novo "dia do fogo" em São Paulo
QUEIMADAS

Governo aciona PF com suspeita de novo "dia do fogo" em São Paulo

Newsletter