Brasileiro Felipe Dana vence o Prêmio Pulitzer 2023 de Fotografia por cobertura da guerra da Ucrânia
Fotojornalista da Associated Press venceu o dos maiores prêmios do jornalismo mundial cobrindo a guerra da Ucrânia
Felipe Dana, fotojornalista brasileiro, venceu o do Prêmio Pulitzer 2023 de Fotografia - um dos maiores prêmios de jornalismo do mundo - por sua cobertura na guerra da Ucrânia. O carioca atua desde 2009 na agência Associated Press (AP).
Dana já havia sido finalista na mesma categoria nos anos 2017, 2018, 2019 e 2021. Na cobertura na guerra da Ucrânia, que iniciada com a invasão de tropas russas em território ucraniano, em fevereiro de 2022, Felipe Dana registrou o sofrimento de cidades atingidas pelo conflito.
Sem dados oficiais, estimativas independentes dão conta de cerca 100 mil ucranianos, entre civis e soldados, tenham morrido no conflito, enquanto agências ocidentais estimam que mais de 200 mil mortos na Rússia.
Leia também
• Suécia celebra 7º título no Eurovision, em meio a homenagens à Ucrânia
• Kate Middleton faz aparição surpresa e toca piano em homenagem à Ucrânia no Eurovision; vídeo
• Rússia acusa Ucrânia de ter usado mísseis britânicos contra 'alvos civis'
Em entrevista à BandNews TV, Dana comentou sobre a premiação. "É realmente um prêmio muito importante e é uma honra fazer parte do time da AP [Associated Press], mas, na verdade, acho que tem muito pouco para comemorar em relação ao que a gente está mostrando ali. São fotos da guerra da Ucrânia e fotos muito fortes. Infelizmente situações que têm se repetido desde o início da escalada", contou.