Mundo

Brasileiro Felipe Dana vence o Prêmio Pulitzer 2023 de Fotografia por cobertura da guerra da Ucrânia

Fotojornalista da Associated Press venceu o dos maiores prêmios do jornalismo mundial cobrindo a guerra da Ucrânia

O fotojornalista Felipe Dana, da APO fotojornalista Felipe Dana, da AP - Foto: Reprodução / Instagram

Felipe Dana, fotojornalista brasileiro, venceu o  do Prêmio Pulitzer 2023 de Fotografia -  um dos maiores prêmios de jornalismo do mundo - por sua cobertura na guerra da Ucrânia. O carioca atua desde 2009 na agência Associated Press (AP).

Dana já havia sido finalista na mesma categoria nos anos 2017, 2018, 2019 e 2021. Na cobertura na guerra da Ucrânia, que iniciada com a invasão de tropas russas em território ucraniano, em fevereiro de 2022, Felipe Dana registrou o sofrimento de cidades atingidas pelo conflito.

Sem dados oficiais, estimativas independentes dão conta de cerca 100 mil ucranianos, entre civis e soldados, tenham morrido no conflito, enquanto agências ocidentais estimam que mais de 200 mil mortos na Rússia.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Felipe Dana (@felipedana)

Em entrevista à BandNews TV, Dana comentou sobre a premiação. "É realmente um prêmio muito importante e é uma honra fazer parte do time da AP [Associated Press], mas, na verdade, acho que tem muito pouco para comemorar em relação ao que a gente está mostrando ali. São fotos da guerra da Ucrânia e fotos muito fortes. Infelizmente situações que têm se repetido desde o início da escalada", contou.

 

Veja também

Chefe do ELN diz que diálogos na Colômbia podem seguir apesar de confrontos
Colômbia

Chefe do ELN diz que diálogos na Colômbia podem seguir apesar de confrontos

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão
Horário de verão

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão

Newsletter