Logo Folha de Pernambuco

Donadl Trump

Bukele fala com Trump sobre "importância" de sua vitória para o mundo

O presidente salvadorenho é considerado o dirigente centro-americano mais simpático ao novo presidente dos Estados Unidos

Presidente de El Salvador, Nayib BukelePresidente de El Salvador, Nayib Bukele - Foto: Marvin Recinos/AFP

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, disse, nesta quinta-feira (7), que conversou por telefone com Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, sobre a "importância" de sua eleição para o mundo.

"Dei os parabéns por sua vitória contundente de terça-feira e conversamos sobre o forte mandato que ele recebeu do povo americano e a importância de sua eleição para o mundo", indicou Bukele na rede social X.

O presidente salvadorenho é considerado o dirigente centro-americano mais simpático ao novo presidente dos Estados Unidos.

Em fevereiro, Bukele participou de um evento conservador nos Estados Unidos, ao qual também compareceram Trump e o presidente argentino Javier Milei.

Bukele disse que também conversou com Trump sobre o atentado sofrido pelo republicano em julho, quando ele ficou ferido em uma orelha por um disparo enquanto discursava em um comício na Pensilvânia.

Durante o primeiro mandato de Trump (2017-2021), Bukele manteve uma relação próxima com Washington, que esfriou parcialmente com o sucessor democrata Joe Biden.

Durante uma campanha eleitoral na qual a migração foi um tema-chave, Trump afirmou que o crime estava caindo na Venezuela e em El Salvador, mas não por obra de seus governantes, pois esses países estavam enviando os criminosos aos Estados Unidos. Bukele não comentou tais declarações.

O presidente salvadorenho trava desde março de 2022 uma "guerra" contra as gangues no país. Desde então, cerca de 83.100 supostos membros de gangues foram detidos.

A "guerra" reduziu drasticamente os homicídios no país, mas é criticada por organizações de direitos humanos que denunciam prisões de milhares de inocentes, superlotação carcerária e numerosas mortes sob custódia do Estado.

Bukele disse que também conversou com Trump sobre o "compromisso compartilhado de abordar os desafios que temos pela frente", sem dar detalhes, e seu desejode que "Deus abençoe" o novo governo americano

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter