El Salvador

Bukele inscreve pré-candidatura para reeleição em El Salvador

Tanto Bukele quanto Ulloa, atual vice-presidente da República, participarão das primárias em 9 de julho

Nayib BukeleNayib Bukele - Foto: Marvin Recinos/AFP

O Partido Nuevas Ideas (NI) de El Salvador anunciou, nesta segunda-feira (26), que seu líder Nayib Bukele, registrou-se como pré-candidato à Presidência da República para buscar sua reeleição em 2024, opção permitida pela Justiça, apesar de, em tese, a Constituição proibi-la.

"Comunicamos ao povo salvadorenho que o presidente Nayib Bukele e o vice-presidente Felix Ulloa já estão inscritos como pré-candidatos a presidente e vice-presidente da República de El Salvador no maior partido da história", declarou o NI em sua conta no Twitter.

Tanto Bukele quanto Ulloa, atual vice-presidente da República, participarão das primárias do Nuevas Ideas em 9 de julho, nas quais definirão os candidatos do partido para a eleição presidencial de fevereiro de 2024.

Bukele, de 41 anos, anunciou em setembro de 2022 sua decisão de buscar a reeleição, depois que, em meados de 2021, o Supremo Tribunal de Justiça emitiu uma resolução permitindo a reeleição presidencial imediata. Esse movimento gerou debate no país sobre a legalidade da medida.

As pesquisas mostram que nove em cada dez salvadorenhos aprovam a gestão de Bukele, que devolveu a segurança às ruas com sua "guerra" declarada às gangues criminosas em março do ano passado.

A cruzada contra esses grupos criminosos se sustenta por um regime de exceção, cuja última prorrogação, a 15ª, foi aprovada pelo Congresso em meados de junho. Sob essa medida, cerca de 70.000 supostos membros de gangues foram presos.

Em 9 de julho, o Nuevas Ideas também escolherá seus candidatos para as eleições legislativas e municipais, além dos candidatos a deputados para o Parlamento Centro-Americano (Parlacen).

As eleições para presidente e para deputados do Congresso acontecem em 4 de fevereiro, enquanto as Câmaras Municipais e do Parlacen serão em 3 de março de 2024.

Recentemente, por impulso do governo Bukele, o Congresso fez reformas nas leis para reduzir as cadeiras no Congresso de 84 para 60 e precedeu os municípios de 262 para 44 o total de municípios nos 14 departamentos do país. Ambas as medidas entrarão em vigor em maio do ano que vem.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter