Logo Folha de Pernambuco

El Salvador

Bukele lidera intenções de voto em El Salvador

Com o partido Novas Ideias (NI), Bukele tem 70,9% das intenções de voto

Presidente de El Salvador Nayib BukelePresidente de El Salvador Nayib Bukele - Foto: Oscar Rivera/AFP

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, conquistaria um novo mandato e dominaria quase que totalmente o Congresso nas eleições de 4 de fevereiro, aponta uma pesquisa da universidade privada Francisco Gavidia (UFG), divulgada nesta terça-feira (16).

Com o partido Novas Ideias (NI), Bukele tem 70,9% das intenções de voto, segundo a pesquisa, que tem margem de erro de 2,8% e foi realizada de 3 a 8 de janeiro, ouvindo 1.904 pessoas.

O ex-deputado Manuel Flores, candidato da ex-guerrilha Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN,  esquerda), tem 2,9%. Um total de 21,2% dos entrevistados não quiseram opinar ou anularam seu voto.

FMLN e Arena dominaram a política salvadorenha após a guerra civil (1980-1992), até que Bukele quebrou esse sistema bipartidário em 2019, ao conquistar a presidência.

Nas eleições de fevereiro, das quais poderão participar 6,2 milhões de eleitores, também será renovado o Congresso, que terá 60 deputados, em vez dos atuais 84, dominados pelo governismo e por seus aliados.

Segundo a pesquisa, a projeção é de que o partido Novas Ideias tenha 57 deputados; o Arena, 2; e o Partido Democrata Cristão, 1.

O grande apoio popular a Bukele se deve ao fato de que sua “guerra” contra os grupos criminosos levou tranquilidade à população, porém às custas de direitos civis limitados por um regime de exceção em vigor desde março de 2022, ressaltam grupos de defesa dos direitos humanos.

Veja também

Ministério da Saúde prepara linha de cuidado para pessoas com albinismo
INTEGRAÇÃO

Ministério da Saúde prepara linha de cuidado para pessoas com albinismo

Novo esboço da COP29 propõe que países ricos paguem US$ 250 bi anuais para financiamento climáticos
MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Novo esboço da COP29 propõe que países ricos paguem US$ 250 bi anuais para financiamento climáticos

Newsletter