Logo Folha de Pernambuco

PORTO

Buscas: criança e adulto estão desaparecidos após deslizamento no Amazonas

Socorristas faziam buscas em terrenos vizinhos e pelo rio

O deslizamento provocou o colapso de um porto de cargas e passageiros O deslizamento provocou o colapso de um porto de cargas e passageiros  - Foto: Michael Dantas/AFP

Uma menina de 6 anos e um adulto estão desaparecidos após o deslizamento de terra que deixou uma dezena de feridos e causou o desmoronamento de um porto fluvial no estado do Amazonas, segundo um balanço divulgado nesta terça-feira (8).

O deslizamento da segunda-feira (7) provocou o colapso de um porto de cargas e passageiros localizado às margens do rio Solimões, no município de Manacapuru.
Autoridades buscavam um homem de 36 anos e uma menina de 6, segundo o delegado Mauro Soares, citado em nota da Defesa Civil do estado.

Socorristas faziam buscas em terrenos vizinhos e pelo rio.

"Continuaremos esse trabalho até encontrarmos as pessoas que estão desaparecidas", afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Alexandre Freitas.

Dez pessoas ficaram feridas, duas das quais permanecem internadas. Autoridades não informaram a causa do deslizamento, mas advertiram que ele pode ter sido consequência da forte seca no estado.

O secretário-executivo da Defesa Civil, Clóvis Araújo, informou que as comunidades ribeirinhas foram solicitadas a executar "planos de contingência" para evitar novas tragédias.

O país sofreu nos últimos anos deslizamentos de terra e inundações causados por fenômenos meteorológicos extremos, atribuídos às mudanças climáticas. Quase 9 milhões de pessoas vivem em áreas de risco, segundo a Presidência.

Veja também

Países ricos oferecem US$ 250 bi/ano na COP29, valor insuficiente para nações em desenvolvimento
COP29

Países ricos oferecem US$ 250 bi/ano na COP29, valor insuficiente para nações em desenvolvimento

Passageiro incendeia ônibus em que viajava com outras 45 pessoas; veículo foi destruído
INCÊNDIO

Passageiro incendeia ônibus em que viajava com outras 45 pessoas; veículo foi destruído

Newsletter