Butantan pede a Anvisa aprovação de vacina da dengue
Imunizante é o primeiro de dose única; instituto diz que consegue produzir 100 milhões de unidades nos próximos três anos
O Instituto Butantan, em São Paulo, submeteu, nesta segunda-feira, o pedido de registro da vacina da dengue à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O imunizante, chamado de Butantan-DV, é o primeiro aplicado em dose única no mundo e, se aprovado, poderá ser produzido nacionalmente no instituto.
Para o infectologista e diretor do instituto, Esper Kallás, a dose "é um dos maiores avanços da saúde e da ciência na história do país e uma enorme conquista em nível internacional". Sobre a análise da agência, disse que vai "aguardar e respeitar todos os procedimentos", mas estar confiante "nos resultados que virão".
Leia também
• Câncer: Anvisa aprova avanço de testes com terapia revolucionária desenvolvida no Brasil
• "Anvisa precisa de gente para trabalhar ou o colapso vai ocorrer", diz diretor-presidente da agência
• Elevidys: como funciona o remédio de quase R$ 20 milhões a dose aprovado pela Anvisa
Segundo o Butantan, caso a vacina receba o sinal verde e seja incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) pelo Ministério da Saúde, o instituto poderá disponibilizar cerca de 100 milhões de doses ao governo federal nos próximos três anos -- um milhão já em 2025.