Logo Folha de Pernambuco

Vacina

Butantan recebe insumos para retomar produção da vacina CoronaVac nesta terça (25)

Material permitirá a produção de aproximadamente cinco milhões de doses do imunizante

Vacina Coronavac/Butantan, contra a Covid-19Vacina Coronavac/Butantan, contra a Covid-19 - Foto: Nelson Almeida/AFP

O Instituto Butantan recebe, nesta terça (25), um lote com três mil litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) para produção de aproximadamente cinco milhões de doses da vacina CoronaVac. A fabricação do imunizante contra o coronavírus Sars-CoV-2 foi interrompida na semana passada por causa da falta da matéria-prima.

A chegada do voo com os insumos importados da China está prevista para a tarde desta terça-feira. Segundo o governo João Doria (PSDB), as cinco milhões de doses do imunizante serão distribuídas para o PNI (Plano Nacional de Vacinação), do Ministério da Saúde.

Em nota, o governo de São Paulo diz que matéria-prima enviada pela biofarmacêutica chinesa Sinovac, parceira do Butantan, passará pelos processos de envase, rotulagem, embalagem e por um rígido processo controle de qualidade para que a vacina seja entregue ao PNI. Todo este processo dura, aproximadamente, de 15 a 20 dias.

Neste mês, o Butantan afirma que chegou à marca de 47,2 milhões de doses entregues ao Ministério da Saúde. Agora, o instituto trabalha para produzir 54 milhões de doses referentes ao segundo contrato com o governo federal, ultrapassando 100 milhões de vacinas.

Além da CoronaVac, atualmente outras duas vacinas, a Pfizer/BioNTech e a Oxford/AstraZeneca/Fiocruz, são usadas no País contra a Covid-19.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter