Logo Folha de Pernambuco

Vacina contra Covid-19

Butantan suspende produção da CoronaVac por atraso de insumos, diz TV

Nova previsão para a chegada do IFA é para 15 de abril. O material é suficiente para produzir 10 milhões de doses

Frascos com a Coronavac, aprovada pela Anvisa para uso emergencial no BrasilFrascos com a Coronavac, aprovada pela Anvisa para uso emergencial no Brasil - Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

O Instituto Butantan suspendeu temporariamente a produção da vacina contra a Covid-19, segundo informou, nesta quarta-feira (7), a CNN Brasil.

Apesar da paralisação, 2,5 milhões de doses já prontas serão entregues na próxima semana. A carga aguarda o prazo de controle de qualidade.

Os prazos estabelecidos em contratos com o Ministério da Saúde serão mantidos, acrescenta a CNN Brasil. O Butantan e a pasta acertaram 46 milhões de doses até o fim do Brasil.

Um carregamento da matéria-prima da vacina, o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), vindo da China chegaria ao Brasil na sexta-feira (9), mas houve atraso. 

O governador de São Paulo, João Doria, confirmou esse atraso em entrevista coletiva nesta quarta-feira.

Segundo a CNN, a nova previsão para a chegada do IFA é para 15 de abril. O material é suficiente para produzir 10 milhões de doses. O Butantan tenta antecipar a data de entrega para retomar a produção da CoronaVac.

O Butantan foi procurado pela reportagem da CNN. De acordo com a emissora, o instituto "não negou a paralisação da fábrica", mas afirmou que vai cumprir os prazos estabelecidos com o Ministério da Saúde.

“O Instituto Butantan informa que é esperado para a próxima semana um novo carregamento de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) de 6 mil litros, correspondentes a cerca de 10 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus. 

Com isso será possível cumprir integralmente o primeiro contrato com o Ministério da Saúde, totalizando a entrega de 46 milhões de doses ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) até 30 de abril”, informou o Butantan em nota enviada à CNN Brasil. 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter