Logo Folha de Pernambuco

SAÚDE

Cabelos macios e brilhantes: confira 7 alimentos que ajudam a fortalecer os fios

Uma dieta simples pode ser mais vantajosa do que cremes

Foto: Freepik

Cabelos macios, grossos, saudáveis e brilhantes são o sonho de qualquer pessoa. São milhares de reais gastos com cremes, shampoos, condicionadores e óleos a fim de chegar perto da perfeição dos fios. Porém, nem sempre conseguimos escapar da queda de fios. Perder alguns diariamente é algo normal e faz parte do ciclo natural de crescimento e renovação capilar. Segundo o Ministério da Saúde, por exemplo, o ser humano perde de 50 a 100 fios por dia.

Porém, segundo algumas pesquisas internacionais, é possível chegar perto dessa perfeição apenas pela nossa dieta e com simples alimentos. Confira 7 comidas que carregam nutrientes que são saudáveis para o cabelo:

Peixes oleosos

Peixes oleosos são tipos que contêm cerca de 30% de óleo. Os exemplos incluem pequenos peixes forrageiros como sardinha, arenque e anchovas. Embora espécies maiores como salmão, truta, atum e cavala também sejam classificadas como oleosas. Segundo especialistas, as pessoas deveriam comer duas porções de peixe por semana.

Um estudo publicado no Journal of Cosmetic Dermatology descobriu que comer muito peixe gorduroso pode deixar o cabelo mais grosso e reduzir a quantidade de queda de cabelos.

O peixe oleoso é uma grande fonte de vitamina D, proteínas, algumas vitaminas B e selênio. Também é rico em ácidos graxos ômega 3, que trazem uma série de benefícios à saúde. Entre os principais benefícios estão a redução do risco de ataques cardíacos, derrames e outras doenças cardiovasculares.

Nozes

Segundo a professora clínica associada de dermatologia da Escola de Medicina de Yale, Mona Gohara, as nozes, combinadas com gorduras saudáveis, podem beneficiar o cabelo, a pele e as unhas. Isso porque, nozes, amêndoas e castanhas de caju são ricos em zinco — pesquisas mostram que a deficiência deles está associada à queda de cabelo.

Ovos

Além do pistache, que são ricos em biotina, ou seja, uma vitamina do complexo B elogiada por manter cabelos fortes e saudáveis, os ovos também carregam essa substância, além de ser ótima fonte de zinco e selênio, nutrientes saudáveis para o cabelo.

Folhas verdes escuras

Espinafre, couve e rúcula são essenciais para o fortalecimento e crescimento do cabelo. Isso porque elas são ricas em vitamina A e ferro, mineral necessário para o folículo capilar e a raiz do nosso cabelo. Quando os níveis de ferro estão baixos, você pode ter anemia e a perda de cabelo é um dos sinais. Eles também são fontes de vitamina E, nutriente antioxidante que diminui processos inflamatórios no organismo.

Iogurte

Um estudo com animais publicado na Public Library of Science descobriu que ratos que receberam iogurte probiótico por 20 a 24 semanas desenvolveram pelos grossos e brilhantes em apenas alguns dias. Nos cabelos a ação acontece porque o iogurte contém aminoácidos que fortalecem a fibra capilar. É rico também em vitaminas do complexo B e alto teor de proteína, que faz com que o cabelo cresça forte e saudável. Ele também é rico em cálcio, a baixa quantidade no organismo fragiliza o cabelo, deixando-o quebradiço.

Estudos também afirmam que o alimento ajuda a ajustar o equilíbrio bacteriano do couro cabeludo aumentando a propionibactéria e suprimindo bactérias que estimulam a caspa. Eles regulam a produção de sebo e auxilia a acalmar o frizz, mantendo o cabelo hidratado por mais tempo.

Pimenta

A pimenta é rica em vitamina C, o que, assim como as Folhas verdes e escuras, nutre a raiz do cabelo impedindo a queda e ajuda no crescimento mais acelerado dos fios. Também evita o envelhecimento precoce do cabelo. A pimenta é um estimulante da circulação periférica que nutre e fortalece os fios.

Ela também fortalece o bulbo capilar, estrutura interna dos fios. É lá que ele se encarrega de produzir e distribuir as células germinativas que respondem pelo crescimento do cabelo. Quando a pimenta fortalece o bulbo capilar, torna os fios mais fortes desde o nascimento deles, o que faz eles nascerem brilhantes e saudáveis.

Morango

As frutas também podem ser uma ótima maneira de se abastecer de vitaminas para o cabelo. Morangos, amoras, framboesas, mirtilos e laranja, são alguns exemplos. Todas têm em sua composição vitamina C, folato, potássio e outros nutrientes que estimulam o crescimento e a saúde do cabelo. O morango também conta com antioxidantes, vitaminas e ácido elágico, que podem ajudar contra a perda de cabelo, caspa e cabelos secos.

Eles também têm também contêm esteróis, ceramidas e fosfolipídios com fortes poderes de reidratação.

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter