Recife

CadÚnico: população enfrenta dificuldades para recadastramento no Grande Recife

Com o fim do Bolsa Família e Auxílio Emergencial, houve superlotação para a busca de atendimento

Movimentação em frente da Central de Atendimento do Cadastro Único do Bolsa FamíliaMovimentação em frente da Central de Atendimento do Cadastro Único do Bolsa Família - Foto: Marconi Meireles/Folha de Pernambuco

Muitas pessoas foram até a Central de Atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) do Bolsa Família, localizada na área central do Recife, na manhã desta quinta-feira (4). No local, foram registradas aglomerações e reclamações sobre a quantidade de fichas distribuídas para o atendimento.

Muitos dos que foram à Central tinham dúvidas sobre os cadastros necessários para receber benefícios sociais. Com o fim do Auxílio Emergencial, parte da população foi em busca do mais novo benefício, chamado Auxílio Brasil, que substituirá o Bolsa Família. O programa pagará à população um valor mensal de R$ 400 até o final de 2022.

A falta de orientação dos funcionários gerou críticas dos que estavam na fila que começou a se formar na noite dessa quarta (3). Foram atendidas cerca de 250 pessoas. 

Por meio de nota, a Prefeitura do Recife informou que a alta demanda por atendimento referente ao Cadastro Único se dá por causa dos recentes pronunciamentos do Governo Federal a respeito do novo programa que substituirá o Bolsa Família - o Auxílio Brasil. 

A nota da Prefeitura do Recife diz ainda que O Governo Federal já confirmou que, para ter acesso ao Auxílio Brasil, é necessário estar inscrito no Cadastro Único. "No entanto, até o momento, não há sinalização do Governo Federal sobre este novo programa no sentido de recadastramento ou alguma alteração cadastral".

A nota ressalta ainda que não há necessidade que as pessoas compareçam nas unidades e, até mesmo, cheguem cedo para este tipo de serviço.

"A fila estava dando volta no quarteirão"
Acompanhando a tia de 90 anos, Lindizete Almeida, de 65, relata sobre pessoas que estão procurando a Central de Atendimento para outros serviços, o que acaba gerando tumulto.

“O Bolsa Família acaba se misturando com quem está tirando a carteirinha do idoso. Tem uma sala somente com sete pessoas atendendo o CadÚnico. Há pessoas com medo querendo atualizar, porque quando mudarem o Bolsa Família acreditam que irão perder o benefício”, disse Lindizete.

“Quando chegamos, às 6h30, a fila estava dando volta no quarteirão, porque não dizem sobre as documentações necessárias e horário. A quantidade de fichas acaba não atendendo todas as pessoas”, complementa. 

Moradora do Ibura, Jessica Josefa, de 26 anos, comenta sobre ter chegado no local às 7h e, mesmo assim, não ter conseguido ficha para o atendimento. “Disseram que não tinha mais ficha, e pediram para ir pra casa porque não conseguiria entrar", disse Jessica. 

“Vim trazer o registro da minha menina de três meses para registar no Cadastro Único, porque tem eu e meu filho de sete anos, como ela é novinha vim atualizar o sistema. Não é a primeira vez que venho e pelo visto irei dar viagem perdida novamente.”, relata a jovem.

 

Localização
A Central de Atendimento do Cadastro Único está localizada na Rua do Imperador Pedro II, número 307, no bairro de Santo Antônio. O horário de atendimento é das 7h às 15h.
 

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