Logo Folha de Pernambuco

Brasília

Caetano Veloso canta 'Terra' em protesto contra projetos que flexibilizam leis ambientais

No palco junto do artista estava o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD)

Foto: Sergio Lima/AFP

O cantor Caetano Veloso terminou o discurso no "Ato Pela Terra", protesto contra um pacote de projetos que flexibilizam leis ambientais brasileiras, convidando a plateia a cantar o refrão de "Terra". O momento emocionou os presentes. No palco junto do artista estava o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD).

"Terra, por mais distante, o errante navegante. Quem jamais te esqueceria?", diz o trecho cantado.

Artistas de várias regiões do país se reúnem em Brasília, para o protesto contra projetos de lei que ameaçam o meio ambiente e tramitam no Congresso Nacional. São eles: o PL 2.159, que trata do licenciamento ambiental; o PL 2.633 e o PL 510, sobre grilagem de terras públicas; o PL 490, sobre o Marco Temporal para terras indígenas; o PL 191, do garimpo em terras indígenas e o PL 6.299, que ficou conhecido como "PL do Veneno" e que revoga a atual Lei de Agrotóxicos.

Segundo os organizadores, o ato foi uma ideia do cantor e compositor Caetano Veloso, em função dos "retrocessos inaceitáveis em termos de proteção dos direitos socioambientais". Ele e a esposa, Paula Lavigne, convidaram artistas e organizações sociais para a manifestação.

Mais cedo, um grupo de mais de 20 artistas liderado por Caetano se reuniu por cerca de vinte minutos no gabinete da ministra Cármen Lúcia e contou com a presença dos ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso e Rosa Weber. A reunião foi fechada para a imprensa.

Entre os artistas presentes estavam, além de Caetano dele e da esposa, Paula Lavigne, nomes como Daniela Mercury, Seu Jorge, Emicida, Nando Reis e Maria Gadu.

Paula Lavigne entregou aos quatro ministros presentes memoriais com pedidos da classe artística, e Seu Jorge pediu a palavra para dizer que o meio externa a enorme preocupação com o Brasil.

— Amamos o Brasil e temos que cuidar do nosso povo, que está sendo muito castigado — disse o cantor e ator.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter