clima

Calor extremo no começo de agosto poderá atingir até 40°C no Brasil; veja Estados afetados

Uma massa de ar quente predomina sobre grande parte do País neste início de mês, mantendo os dias quentes,

Temperatura passará dos 30 °C mais ao Sul do País e ficará ao redor dos 40 °C no Centro-OesteTemperatura passará dos 30 °C mais ao Sul do País e ficará ao redor dos 40 °C no Centro-Oeste - Foto: Canva

No meio do inverno, o começo de agosto será marcado por dias de forte a extremo calor em Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, segundo previsão da MetSul.

"A temperatura passará dos 30 °C mais ao Sul do País e ficará ao redor dos 40 °C no Centro-Oeste", prevê a empresa de meteorologia.

Segundo a MetSul, uma massa de ar quente predomina sobre grande parte do País neste início de mês, mantendo os dias quentes, principalmente à tarde.

Na região amazônica, a expectativa é de temperaturas acima dos 35 °C.

Extremo calor no Centro-Oeste
A primeira semana do mês será extremamente quente na região brasileira. Conforme a MetSul, para Cuiabá, em Mato Grosso, e Corumbá, em Mato Grosso do Sul, a expectativa é de vários dias com máximas perto ou até acima dos 40 °C nas duas cidades.

Calor na região Sudeste
Embora grande parte do Sul e do Sudeste ainda estejam sob influência de uma massa de ar frio que se deslocou no começo da semana, a previsão indica que a condição climática já se afasta para o mar, dando lugar ao ar quente.

Em São Paulo, a projeção da MetSul indica que os primeiros dias do mês devem ser mais quentes no oeste e norte do Estado, com máximas variando entre 31 °C e 34 °C.

No sul e leste paulista, o calor será mais intenso a partir de domingo, 4, com possibilidade de atingir marcas acima de 30 °C em regiões do litoral.

Depois da passagem de uma frente fria neste início de semana que trouxe chuva e também derrubou drasticamente os termômetros na terça-feira, 30, a cidade de São Paulo voltou a registrar temperaturas em leve elevação.

Nesta quinta-feira, 1º, o sol voltou a predominar na capital paulista, favorecendo a elevação dos termômetros ao longo do dia

Conforme a empresa de meteorologia Meteoblue, além do aumento das temperaturas, com a máxima chegando aos 28 °C entre domingo, 4, e segunda-feira, 5, não há expectativa de chuva nos próximos dias.

Veja a previsão para os próximos dias:
Quinta-feira: entre 14 °C e 23 °C;

Sexta-feira: entre 13 °C e 25 °C;

Sábado: entre 14 °C e 27 °C;

Domingo: entre 14 °C e 28 °C;

Segunda-feira: entre 16 °C e 28 °C.

No Rio de Janeiro, a temperatura também deve subir no começo de agosto.

"As máximas passam de 30 °C no fim de semana e aquece ainda mais entre segunda e quinta-feira, 8, da semana que vem, inclusive com registros próximos ou acima dos 35ºC", estima a MetSul.

Dias quentes no estado gaúcho
No Rio Grande do Sul, onde as temperaturas máximas ficam em torno de 10 °C nesta época do ano, a expectativa é de que os termômetros passem dos 30 °C, principalmente no oeste gaúcho.

A partir desta quinta-feira, já começa a esquentar e as tardes serão marcadas por muito calor.

Risco para queimadas no Pantanal
A MetSul também alerta que o tempo muito seco e quente deve agravar o problema das queimadas no Pantanal.

"Depois de um recuo no fogo em meados de julho, as queimadas voltaram a aumentar neste fim de julho e tendem a seguir com muitos focos de calor durante os primeiros dias de agosto", acrescenta a empresa de meteorologia.

Veja também

Congressistas dos EUA pedem combate à desinformação na América Latina
EUA

Congressistas dos EUA pedem combate à desinformação na América Latina

Chefe do ELN diz que diálogos na Colômbia podem seguir apesar de confrontos
Colômbia

Chefe do ELN diz que diálogos na Colômbia podem seguir apesar de confrontos

Newsletter