Logo Folha de Pernambuco

Sequelas

Câmara aprova benefícios a pessoas com sequelas da Covid-19

Texto dá isenção de Imposto de Renda a aposentados com complicações, entre outras medidas

Mesmo em lugares abertos, como o Parque da Jaqueira, é preciso usar máscaraMesmo em lugares abertos, como o Parque da Jaqueira, é preciso usar máscara - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira projeto que dá benefícios a pessoas com complicações ou sequelas decorrentes da Covid-19. O texto, que agora segue para o Senado, isenta aposentados prejudicados pela doença de pagar Imposto de Renda. Além disso, no caso de sequelas graves, acaba com prazo de carência para quem resolver pedir o auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez.

Relator da proposta, o deputado André de Paula (PSD-PE) ressaltou que pesquisas sugerem a existência de mais de 50 efeitos prolongados da Covid-19, com impacto social relevante.

— Destaque-se que a própria OMS reconhece a necessidade de maiores estudos para se obter uma real dimensão das consequências dessa doença. Atualmente a instituição indica que aproximadamente 25% das pessoas contaminadas manifestam sintomas por pelo menos um mês. De forma mais preocupante, aponta que 10% ainda apresentam sequelas após três meses — disse o relator.

De autoria do deputado Wolney Queiroz (PDT-CE), a proposta que isenta o pagamento de Imposto de Renda prevê comprovação das sequelas por laudo de “medicina especializada”. 

A regra valerá mesmo que a doença tenha sido contraída após a aposentadoria, reforma ou concessão de pensão. Caso seja aprovado pelo Senado, o benefício valerá a partir de 2022.

Em plenário, apenas o partido Novo e o governo se posicionaram de forma contrária. Com 438 votos a favor e 31 contrários, a proposta foi aprovada.

— Há muito mais brasileiros (doentes pela Covid-19 do que por outras causas) e a isenção é muito mais ampla. A isenção é indistinta, quer dizer, atende pessoas carentes e pessoas bem abastadas. Portanto, nós daremos isenção fiscal também para pessoas com capacidade contributiva. Outra questão que nos preocupa muito é uma janela de fraudes que pode ser aberta, demandando ainda mais perícia do INSS para poder conceder esse benefício — discursou Alexis Fonteyne (Novo-SP).

Parlamentares de oposição rebateram:

— Quando é para negociar as dívidas do agronegócio, eles não se preocupam com os gastos do governo. Quando é para negociar ajuda aos banqueiros, também não se preocupam com o gasto público. Agora, quando é para o dinheiro ir para o povo, é uma preocupação que esses Parlamentares têm que é um negócio sério. É impressionante — disse Jorge Solla (PT-BA). 

Veja também

Ministra defende mudanças duradouras para pessoas com deficiência
INCLUSÃO

Ministra defende mudanças duradouras para pessoas com deficiência

Estudantes de Pernambuco vencem Solve for Tomorrow 2024, da Samsung, com projeto que filtra poluente
TECNOLOGIA

Estudantes de Pernambuco vencem Solve for Tomorrow 2024, da Samsung, com projeto que filtra poluente

Newsletter