Caminhão frigorífico com doses da vacina Pfizer/BioNtech fica preso em alagamento na Av. Recife
As doses seriam enviadas à Petrolina, no Sertão pernambucano, para imunização de grávidas e puérperas
Com as fortes chuvas que atingem a capital pernambucana, um caminhão frigorífico com 5,1 mil doses da vacina Pfizer/BioNtech ficou preso em alagamento na manhã desta sexta-feira (14), na Avenida Recife, Zona Oeste da Cidade. A Avenida já é conhecida por ser intrafegável em dias de chuva.
As doses seriam enviadas à Petrolina, no Sertão pernambucano, para imunização de grávidas e puérperas.
Equipes da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Corpo de Bombeiros e Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) foram acionadas para fazer o resgate das doses que estavam armazenadas em Nitrogênio Líquido Refrigerado.
Leia também
• Brasil teria evitado pelo menos 5.000 mortes com oferta inicial da Pfizer, diz pesquisador
• [Ao vivo] Pfizer diz à CPI da Covid que governo Bolsonaro ignorou 5 ofertas de vacina em 2020
• Queiroga anuncia compra de mais 100 milhões de vacinas da Pfizer
As doses foram levadas de volta, na temperatura adequada, ao Programa Estadual de Imunização, já que não há mais voos disponíveis para Petrolina na data de hoje.
Segundo informou a SES-PE, as vacinas, que permanecem nas condições necessárias para posterior uso e serão enviadas já na manhã deste sábado (15) para o Sertão.
Até o momento, Pernambuco recebeu dois lotes da vacina da Pfizer/BioNtech. O primeiro com 17.550 doses e o último com 46.800. Ao total, o Estado recebeu da fabricante 64.350 doses. As doses fazem parte do acordo federal, fechado em março deste ano, para compra de 100 milhões de doses da empresa.
Confira a nota:
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informa que, devido às fortes chuvas que acometem a capital pernambucana nos últimos dias, o caminhão frigorífico com 5,1 mil vacinas da Pfizer/BioNtech contra a Covid-19, destinadas ao município de Petrolina, ficou impossibilitado de transitar na Avenida Recife na manhã desta sexta-feira (14/05). De imediato, foram acionadas equipes da SES-PE, Corpo de Bombeiros e a Empresa de Manuteñção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) para fazer o resgate com segurança dos insumos, que estavam devidamente conservados em Nitrogênio Líquido Refrigerado. As doses foram levadas de volta, na temperatura adequada, ao Programa Estadual de Imunização, já que não há mais voos disponíveis para Petrolina na data de hoje. As vacinas, que permanecem nas condições necessárias para posterior uso, serão enviadas já na manhã deste sábado (15/05) para o sertão.