Logo Folha de Pernambuco

Recife

Carnaval: camisinhas, lubrificantes e materiais educativos serão distribuídos; veja orientações

Praça do Arsenal e Ibura contarão com testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites

Vista aérea do Galo da Madrugada de 2023, na capital pernambucanaVista aérea do Galo da Madrugada de 2023, na capital pernambucana - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

Para que a saúde sexual dos foliões seja preservada durante o Carnaval, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife será responsável por distribuir, de forma gratuita, 1,3 milhão de preservativos masculinos e femininos, 300 mil sachês de gel lubrificante e 25 mil materiais educativos sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Os foliões poderão realizar testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C em dois pontos: Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, e Ibura, das 18h às 2h. O resultado sai em meia hora.

Nos casos em que o resultado der positivo, o usuário receberá aconselhamento e será encaminhado para tratamento na rede municipal de saúde.

Nos dias de festa, a Profilaxia Pós-Exposição (PeP) será ofertada nas policlínicas Barros Lima, em Casa Amarela; Arnaldo Marques, no Ibura; Agamenon Magalhães, em Afogados; e a Amaury Coutinho, em Campina do Barreto.

A estratégia de prevenção é ofertada em casos de violência sexual, acidente com o uso do preservativo (rompimento ou saída) durante ato sexual, contato com materiais perfurocortantes com risco de infecção e para profissionais de saúde que tenham acidente de trabalho com risco biológico. A PeP deve ser iniciada, preferencialmente, nas primeiras duas horas após a exposição, e no máximo em até 72 horas.

Ginecologista reforça orientações

Médica ginecologista, Maria Carolina Valença indica que o preservativo seja levado à folia junto com itens pessoais. "Esse é um método acessível, de fácil utilização, que pode ser levado junto com os objetos pessoais e que diminui bastante o risco de contaminação e de gravidez não planejada", frisa.

Maria Carolina ValençaMaria Carolina Valença indica que o preservativo seja levado à folia junto com itens pessoais. Foto: Alisson Matias

Ela aponta pílulas do dia seguinte e a inserção de dispositivos intrauterinos como soluções para prevenção de gravidez. E reforça a recomendação da PeP em casos de risco à saúde.

“A pílula do dia seguinte ou a colocação de um DIU podem ser opções quando o receio é gravidez não planejada. Agora, se foi uma exposição sexual com risco de infecção, o usuário deve se informar sobre a Profilaxia Pós-Exposição (PeP), que deve ser iniciada em até 72 horas e está disponível no Sistema Único de Saúde.  Com esses cuidados, é possível evitar algumas infecções e graves complicações”, diz.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o uso da camisinha, seja ela masculina ou feminina, em todas as relações sexuais, é o método mais eficaz para proteção contra o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como sifílis, clamídia, tricomoníase, gonorreia, hepatites B e C e o HPV, que são doenças transmitidas, principalmente, por meio de contato sexual com uma pessoa que esteja infectada.

 

Veja também

Rodoviários se reúnem na Caxangá em pressão por paralisação; categoria tem reunião no TRT esta sexta
PARALISAÇÃO

Rodoviários se reúnem na Caxangá em pressão por paralisação; categoria tem reunião no TRT hoje

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Newsletter