Logo Folha de Pernambuco

IMUNIZAÇÃO

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda (12). Veja programação de cidades da RMR

A campanha de vacinação será dividida em três etapas

Crianças de seis meses a menores de seis anos estão entre os grupos prioritáriosCrianças de seis meses a menores de seis anos estão entre os grupos prioritários - Foto: Divulgação

Começa nesta segunda-feira (12), em todo o Brasil, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Segundo o Ministério da Saúde (MS), além de proteger contra três tipos de vírus Influenza, a imunização agrega, neste momento, dois outros importantes fatores. Diante da pandemia da Covid-19, a vacinação contra a gripe, de acordo com o órgão, será importante para evitar uma sobrecarga nos sistemas de saúde e também facilitar o diagnostico viral, ao eliminar a possibilidade de gripe em pessoas que tomaram a vacina.

Ainda segundo o MS, a meta é imunizar 79,7 milhões de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, começando por crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores de saúde. A campanha contará com três etapas, divididas por prioridades, com datas definidas pela Secretaria de Saúde de cada município.

No Recife, a primeira fase seguirá até 10 de maio. Do dia 11 de maio ao dia 8 de junho, a segunda etapa será direcionada a idosos com mais de 60 anos e professores. Já no período de 9 de junho a 9 de julho, poderão ser imunizadas pessoas com comorbidades, deficiência permanente, caminhoneiros e trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário, além dos demais grupos prioritários. Segundo a prefeitura, a vacinação ocorrerá em 153 unidades da Secretaria de Saúde e nos parques Sítio da Trindade, 13 de maio e Dona Lindu, de segunda a sexta, das 8h às 17h. A campanha nos parques também seguirá aos sábados e domingos, das 7h às 19h.

Segundo a secretária de Saúde de Jaboatão, Zelma Pessoa, o município contará com mais de 100 salas de vacinação. “As unidades de saúde funcionam das 7h30 às 15h, diariamente, de segunda a sexta-feira. Então, todas as Unidades de Saúde da Família, todas as unidades básicas tradicionais e policlínicas estão abertas disponibilizando vacina contra a H1N1”, comentou.

Em Olinda, de acordo com a prefeitura, todas as Unidades Básicas de  Saúde e policlínicas da rede municipal funcionarão de segunda a sexta, das 8h às 17h. Segundo o órgão, a cidade recebeu 11.290 doses, referentes a 28% da meta a ser atingida no primeiro grupo prioritário. Já a Secretaria de Saúde de Paulista informou que a vacinação acontecerá em mais de 40 postos de saúde do município, com atendimento das 8h às 17h. 

De acordo com a Prefeitura de Camaragibe, a população deverá agendar  a vacinação. A orientação é procurar o posto mais próximo de sua residência ou os agentes de saúde. Ainda segundo o órgão, quem não tiver condições de ir até o posto, deve procurar os agentes para que a equipe de vacinação vá até a pessoa.

Dados da Covid-19 
Segundo o Ministério da Saúde, a recomendação é para que as pessoas vacinadas contra a Covid-19 aguardem ao menos 14 dias antes de se vacinarem contra a gripe. No Recife, começou, neste domingo (11), a imunização conta o coronavírus para idosos a partir de 62 anos

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, Pernambuco encerrou o fim de semana com 1.385.697 doses da vacina contra a Covid19 aplicadas desde o início da campanha. Nas últimas 24h, foram registrados 787 novos casos da doença e 59 óbitos, totalizando, assim, 369.487 casos e 12.803 mortes. A taxa de ocupação dos leitos de UTI finalizou o domingo com 97% na rede pública e 87% na rede privada.

Veja também

Newsletter