Logo Folha de Pernambuco

IMUNIZAÇÃO

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda (12). Veja programação de cidades da RMR

A campanha de vacinação será dividida em três etapas

Crianças de seis meses a menores de seis anos estão entre os grupos prioritáriosCrianças de seis meses a menores de seis anos estão entre os grupos prioritários - Foto: Divulgação

Começa nesta segunda-feira (12), em todo o Brasil, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Segundo o Ministério da Saúde (MS), além de proteger contra três tipos de vírus Influenza, a imunização agrega, neste momento, dois outros importantes fatores. Diante da pandemia da Covid-19, a vacinação contra a gripe, de acordo com o órgão, será importante para evitar uma sobrecarga nos sistemas de saúde e também facilitar o diagnostico viral, ao eliminar a possibilidade de gripe em pessoas que tomaram a vacina.

Ainda segundo o MS, a meta é imunizar 79,7 milhões de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, começando por crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores de saúde. A campanha contará com três etapas, divididas por prioridades, com datas definidas pela Secretaria de Saúde de cada município.

No Recife, a primeira fase seguirá até 10 de maio. Do dia 11 de maio ao dia 8 de junho, a segunda etapa será direcionada a idosos com mais de 60 anos e professores. Já no período de 9 de junho a 9 de julho, poderão ser imunizadas pessoas com comorbidades, deficiência permanente, caminhoneiros e trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário, além dos demais grupos prioritários. Segundo a prefeitura, a vacinação ocorrerá em 153 unidades da Secretaria de Saúde e nos parques Sítio da Trindade, 13 de maio e Dona Lindu, de segunda a sexta, das 8h às 17h. A campanha nos parques também seguirá aos sábados e domingos, das 7h às 19h.

Segundo a secretária de Saúde de Jaboatão, Zelma Pessoa, o município contará com mais de 100 salas de vacinação. “As unidades de saúde funcionam das 7h30 às 15h, diariamente, de segunda a sexta-feira. Então, todas as Unidades de Saúde da Família, todas as unidades básicas tradicionais e policlínicas estão abertas disponibilizando vacina contra a H1N1”, comentou.

Em Olinda, de acordo com a prefeitura, todas as Unidades Básicas de  Saúde e policlínicas da rede municipal funcionarão de segunda a sexta, das 8h às 17h. Segundo o órgão, a cidade recebeu 11.290 doses, referentes a 28% da meta a ser atingida no primeiro grupo prioritário. Já a Secretaria de Saúde de Paulista informou que a vacinação acontecerá em mais de 40 postos de saúde do município, com atendimento das 8h às 17h. 

De acordo com a Prefeitura de Camaragibe, a população deverá agendar  a vacinação. A orientação é procurar o posto mais próximo de sua residência ou os agentes de saúde. Ainda segundo o órgão, quem não tiver condições de ir até o posto, deve procurar os agentes para que a equipe de vacinação vá até a pessoa.

Dados da Covid-19 
Segundo o Ministério da Saúde, a recomendação é para que as pessoas vacinadas contra a Covid-19 aguardem ao menos 14 dias antes de se vacinarem contra a gripe. No Recife, começou, neste domingo (11), a imunização conta o coronavírus para idosos a partir de 62 anos

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, Pernambuco encerrou o fim de semana com 1.385.697 doses da vacina contra a Covid19 aplicadas desde o início da campanha. Nas últimas 24h, foram registrados 787 novos casos da doença e 59 óbitos, totalizando, assim, 369.487 casos e 12.803 mortes. A taxa de ocupação dos leitos de UTI finalizou o domingo com 97% na rede pública e 87% na rede privada.

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter