Logo Folha de Pernambuco

saúde mental

Campanha "Estamos com Você'' marca o Setembro Amarelo na Alepe

Evento contará com palestras, oficinas, práticas de prevenção de doenças e recuperação da saúde e lançamento de livro

Assembleia Legislativa de Pernambuco vai sediar a programaçãoAssembleia Legislativa de Pernambuco vai sediar a programação - Foto: Giovanni Costa/Alepe/Divulgação

Mês dedicado à prevenção do suicídio, o ‘Setembro Amarelo’ terá programação especial na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), promovida pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional. As atividades começam na terça-feira (19) com o lançamento da campanha ‘Estamos com Você’. A iniciativa visa chamar a atenção de servidores e da população em geral para o problema e a necessidade de cuidar da saúde mental. 

A programação inclui palestras, oficinas voltadas para motivação pessoal e profissional e de combate à ansiedade, além de práticas integrativas para promoção do bem-estar. Atividades de integração aplicadas por uma equipe multidisciplinar da Superintendência de Saúde, formada por psicólogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas, darão início à programação, na terça-feira (19). A ideia é mobilizar todos os setores da Alepe em torno da participação e importância do evento.

 

Para a deputada estadual e médica Simone Santana (PSB), nunca foi tão urgente falar sobre saúde mental diante de um ambiente de invasão de telas, pandemia e corrida diária para cumprir horários. “Há quem arrisque dizer que em todas as famílias existe pelo menos um membro que precisa de uma atenção mais especial neste aspecto. A Alepe acerta ao trazer essa temática tão importante para dentro da Casa. Essa é uma luta de todos”, ressalta. 

Trabalho e prevenção

Ainda na terça-feira (19), a campanha segue com a palestra “A Importância de um Ambiente de Trabalho Emocionalmente Cuidado”, proferida pela psicóloga Catarina Cursino, doutora em práticas institucionais em saúde mental e transtornos aditivos. O trabalho será direcionado para os superintendentes e chefes de gabinete dos deputados.

Em paralelo à palestra, será realizado um circuito de práticas integrativas com equipes de fonoaudiólogos e fisioterapeutas da Alepe. Trata-se de recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e recuperação da saúde. Serão oferecidas sessões de fonoaudiologia, estética e motricidade orofacial; práticas de medicina chinesa como auriculoterapia não invasiva, shiatsuterapia, aromaterapia associada a exercícios respiratórios, entre outras. As sessões acontecerão no hall da Biblioteca da Alepe e serão direcionadas aos servidores da Casa. 

Aberto ao público

Na quinta-feira (21), a programação segue com duas palestras. Um dos momentos mais aguardados será a proferida pela suicidologista Fernanda Luma sobre “O Mundo Pede Saúde Mental”. Aberta ao público, a palestra acontece às 10h30 no auditório Sérgio Guerra. Na ocasião, Fernanda Luma lançará o livro ‘Suicídio, O Que Sabemos e o Que Há Para Além do Discurso Hegemônico’. 

Assistente social e doutora em saúde mental, Fernanda coordena um grupo que desenvolve ações de promoção de saúde, prevenção do suicídio e acolhimento de enlutados. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), 100% dos casos de mortes provocadas por suicídios estão relacionados a transtornos mentais, principalmente as doenças não diagnosticadas ou tratadas incorretamente.

Primeiro enfermeiro eleito deputado estadual em Pernambuco, Gilmar Júnior (PV) enaltece a iniciativa da Alepe em promover uma campanha de atenção à saúde mental. “Esse é um dos temas que ganhou ainda mais atenção e evidência após a pandemia. Como integrante da Comissão da Saúde e Assistência Social, está entre as minhas principais pautas do mandato. A Casa de todos os pernambucanos precisa estar atenta a questões como essa”, defende.

Fechando a programação na quinta-feira (21), haverá a palestra da psicóloga Inês Rocha também sobre o tema “A importância de um ambiente de Trabalho emocionalmente Cuidado”, às 15h, no auditório Enio Guerra. Inês é pós-graduada em intervenções psicossociais com grupos em situação de risco e vulnerabilidade social.

Veja também

É "incerto" se a COP29 terá sucesso, diz comissário europeu
cop29

É "incerto" se a COP29 terá sucesso, diz comissário europeu

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia
ERRO

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia

Newsletter