Campanha estimula doação de sangue para preencher estoque do Hemope
Centro precisa aumentar doadores em, pelo menos, 10%
Uma campanha de incentivo à doação de sangue levou diversas pessoas à Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), no bairro das Graças, Zona Norte do Recife, na manhã desta quarta-feira (29).
A iniciativa acontece exatamente um mês antes do Carnaval e reuniu artistas de frevo da cena musical, como Getúlio Cavalcanti, o grupo lírico carnavalesco O Bonde, os cantores Ed Carlos e Nena Queiroga, além de Marrom Brasileiro, Josildo Sá, Cia Frevartt da Dança e oito integrantes da Orquestra Paranampuká.
O objetivo da campanha é assegurar um estoque adequado para atender à maior demanda por sangue, especialmente devido a acidentes e emergências que são mais comum, durante a folia. O estoque razoável é de até 7.300 bolsas de sangue, mensalmente. Porém, atualmente, o centro tem conseguido uma média de 6 mil doadores.
Foi a primeira vez que a estudante Maria Mikaelle, de 22 anos, doou sangue. Ela saiu de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, para fazer o ato de solidariedade, doando 740 ml.
Leia também
• Bienal da UNE traz shows gratuitos em Recife e Olinda a partir desta quinta (30)
• Recife promove primeira Arena GO de 2025 com foco em emprego e qualificação profissional
• Cejusc Recife abre inscrições para Mutirão de Divórcios e de Reconhecimento de União Estável
“Eu sempre tive vontade de doar sangue, mas não foi possível, em outras oportunidades. Hoje, como um amigo da família está precisando, vim até aqui. É muito importante saber que uma atitude simples pode salvar e mudar a vida de alguém. Não doeu nada. Só senti a picada da agulha e pronto”, comentou a jovem.
O maestro Rinaldo Dias, da orquestra Paranampuká, reforça a ideia do salvamento de vidas através da doação de sangue. Ele comemora mais um ano de parceria com o hemocentro.
“Tantas pessoas precisam de sangue, e nós temos tanto para doar. Um pouco de sangue ajudará muita gente. Eu convido os pernambucanos para participar dessa campanha que é muito importante. Principalmente agora, perto do tempo carnavalesco que está chegando aí”, alegou.
O presidente do bloco lírico ‘O Bonde’, Cid Cavalcanti, marcou presença no evento, junto com os integrantes, que por mais de 25 anos divulgam a campanha.
“O sangue é destinado a quem mais precisa, como, por exemplo, as pessoas que estão nos hospitais, precisando de transfusão. Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Então, venham para o Hemope, doem sangue, porque fazer isso é um ato de amor e humanidade. O Hemope necessita de você”, convidou.
A supervisora de captação da instituição, Jô Gomes, explicou à reportagem da Folha de Pernambuco a necessidade da campanha.
“Precisamos organizar o estoque para os atendimentos de fevereiro. Além disso, para as emergências do Estado, no período do Carnaval. Fizemos essa convocação com um mês de antecedência, porque Pernambuco já respira Carnaval. A gente precisa lembrar as pessoas que o sangue é um produto que a gente não encontra tão facilmente. Não tem como conseguir se não for por doação”, frisou.
Para doar, é necessário seguir alguns requisitos
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos (neste último caso, desde que tenha começado a doar antes dos 60 anos no Hemope. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais);
- Pesar mais de 50kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
- Estar alimentado e portando documento original, com foto, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade; Carteira Nacional de Habilitação; Cartão de Identidade de Profissional Liberal; e Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Como doar?
Para participar da campanha, a pessoa interessada pode tirar dúvidas ou marcar a doação pelo 0800.081.1535. O Instagram @fundacaohemope é o site da instituição também estão disponíveis para responder às perguntas da população.