Campanha Mãos Solidárias distribui alimentos e ceias natalinas no Natal Sem Fome
Serão contempladas famílias e moradores das comunidades do Recife, assim como pessoas em situação de rua da Região Metropolitana
Às vésperas do Natal, a Campanha Mãos Solidárias busca combater a fome que atinge moradores das comunidades e em situação de rua na Região Metropolitana do Recife através da distribuição de 50 toneladas de alimentos e 300 ceias natalinas. A ação “Natal Sem Fome” acontece nestas quinta (23) e sexta-feiras (24).
Hoje serão distribuídas as 50 toneladas de produtos cultivados em assentamentos rurais. Mais de três mil famílias serão beneficiadas em 55 comunidades. Na sexta, os participantes do projeto entregarão cerca de 300 ceias natalinas compostas por alimentos suficientes para atender famílias de até seis pessoas, cadastradas previamente pela Campanha Mãos Solidárias. Todos os produtos que fazem parte das ceias de Natal foram obtidos por meio de doações ou produzidos nos assentamentos.
Leia também
• 'O que vou comer amanhã?': a luta contra a fome no Brasil
• Com cantata natalina, projetos solidários fornecem jantar para pessoas em situação de rua
Com sete filhos, Carolina Patrícia dos Santos é voluntária na campanha, coordenadora das doações para Brasília Teimosa e também beneficiária da comida distribuída. “Trabalhar é muito gratificante porque quando você vê em pleno Natal famílias passando fome e chega com o alimento, para mim isso é muito bom. Receber também é muito bom, porque eu não tinha nada na minha mesa, não tinha nenhuma perspectiva de ter uma alimentação para o Natal e hoje eu sei que vou dormir tranquila porque eu tenho um arroz e feijão para alimentar minha família”, contou ela.
Para Carolina, uma ação como o “Natal sem Fome” é uma retomada ao verdadeiro sentido das festas de fim de ano: “O pessoal só pensa no Papai Noel e esquece que o Natal é sobre o nascimento de Jesus, a partilha. Então quando você vai para uma comunidade e doa isso para aquela família que está ali no seu barraco, em situação de vulnerabilidade social e não tem nada, e agora ela vai ter, por pelo menos aquela noite, um arroz, um feijão, um alimento, isso é muito importante.”
A ação é o ponto final de uma campanha solidária que ocorreu durante todo o ano de 2021 e que continuará a ser desenvolvida no próximo ano. Rosa Amorim, uma das coordenadoras do projeto, comentou sobre os resultados: “Hoje a gente está culminando o trabalho da campanha Mãos Solidárias, no final do ano, distribuindo 50 toneladas de alimentos que serão doados para mais de 50 comunidades do Recife.”
De acordo com o coordenador do projeto Mãos Solidárias e integrante do MST-PE, Paulo Mansan, a campanha carrega orgulho e vem como uma forma de partilha. “È um orgulho pra quem estar assentado poder produzir e partilhar com os companheiros da cidade que estão passando fome. É esse o intuito do Natal sem Fome: distribuir alimentos saudáveis para quem está passando fome”, afirmou Mansan.