Campanha Nacional contra Gripe: Pernambuco antecipa, e vacinação já pode começar nesta quinta
Estado recebeu 948 mil doses que estão sendo distribuídas de forma proporcional aos municípios
Após receber 948 mil doses da primeira remessa de vacina contra a Influenza, a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) resolveu antecipar a Campanha Nacional contra Gripe. Os imunizantes já estão sendo distribuídos de forma proporcional para os 184 municípios e Fernando de Noronha nesta quinta-feira (7) e, desde já, o Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE) autoriza os municípios a iniciarem suas estratégias de forma antecipada, a partir do recebimento dos imunobiológicos.
Tradicionalmente realizada em todo o Brasil entre os meses de abril e maio, a antecipação também se dá em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios por todo o País.
“Os municípios estão autorizados a iniciar a vacinação nos grupos prioritários [confira a relação logo abaixo]. É importante que a população pertencente aos grupos prioritários busquem a unidade de saúde ou posto de vacinação mais próximo de sua residência", reforçou a secretária de saúde do Estado, Zilda Cavalcanti.
Na capital pernambucana, segundo a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), as equipes estão trabalhando na distribuição entre os Distritos Sanitários, e o início da imunização será divulgado em breve.
De acordo com o Governo Federal, a população estimada em Pernambuco referente aos grupos prioritários da campanha é de 3.489.916 pessoas.
Confira os números de pessoas por grupos prioritários em Pernambuco:
Idosos a partir de 60 anos - 1.332.159
Trabalhadores de Saúde - 301.597
Crianças a partir de 6 meses e menores de 6 anos - 608.524
Gestantes e Puérperas- 102.657
Comorbidades - 359.168
Pessoas com deficiência permanente- 466.372
Caminhoneiros - 32.187
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros- 14.481
Trabalhadores portuários- 4.589
Forças de segurança e salvamento - 25.222
Forças armadas - 12.562
Povos indígenas- 86.087
Pessoas em situação de rua - 2.862
Funcionários do sistema de privação de liberdade - 4.436
População privada de liberdade 18+ e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas - 34.467
A influenza é uma infecção viral, com transmissibilidade acentuada. Apresenta-se de forma leve ou com sinais de maior gravidade, podendo inclusive levar ao óbito. A vacina contra o vírus que chegou ao Estado é trivalente, protegendo contra as cepas A H1N1, A H3N2 e o tipo B.
Leia também
• Covid-19: Anvisa aprova registro de vacina Spikevax monovalente
• Cientistas alemães estudam homem que tomou 217 doses da vacina da Covid, e resultado surpreende
• Dengue: apesar da explosão de casos, vacina tem baixa procura e estados aumentam público-alvo
“A antecipação da campanha é uma importante ferramenta para prevenção de doenças imunopreveníveis, como a influenza, em períodos de sazonalidade no nosso estado”, explicou a superintendente de Imunizações da SES-PE, Jeane Torres.
A SES-PE informou que tem reforçado junto aos municípios a importância da busca ativa da população elegível para imunização, seja ofertando a vacina em locais de grande circulação de pessoas, postos volantes, centros de vacinação, como também a ação porta a porta, que inclui o acesso da população com dificuldades de locomoção.