Logo Folha de Pernambuco

Saúde

Vacinação contra o Sarampo é prorrogada no Recife

Por determinação do Ministério da Saúde, ação se estenderá até 31 de outubro

A vacina tríplice viral também protege contra caxumba e rubéolaA vacina tríplice viral também protege contra caxumba e rubéola - Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR Imagem

A Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo será estendida por mais um mês. Prevista para ser encerrada nesta segunda-feira (31), a imunização deve continuar até 31 de outubro, vacinando pessoas com idade entre 20 e 49 anos, independente de já terem tomado dose anteriormente. 

No Recife, as 130 unidades de saúde com sala de vacinação continuarão imunizando. Desde o começo da campanha,  mais de sete mil pessoas já receberam doses da tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. Crianças e jovens, com idades entre cinco e 19 anos, que nunca tenham tomado a vacina ou que não tenham mais o cartão para comprovação, também podem comparecer às unidades de vacinação. Pessoas com mais de 50 anos não precisam tomar.

Apesar de parte da população ainda ter receio em comparecer às unidades, por causa da pandemia, a prefeitura reforça a importância da campanha. “É importante que todos tomem os cuidados necessários e compareçam aos postos de saúde para receber a tríplice viral. Esse é um passo fundamental para o resgate da certificação da eliminação do vírus do sarampo no Brasil”, destaca a diretora de Atenção Básica à Saúde do Recife, Ana Sofia Costa. 

No Calendário Nacional de Vacinação, a tríplice viral deve ser dada às crianças aos 12 e aos 15 meses. Para agilizar o atendimento e a atualização da imunização, caso haja necessidade de tomar outras vacinas, a Secretaria de Saúde do Recife pede que as pessoas levem a carteira de vacinação e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), se tiverem.

As salas de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e podem ser conferidas no site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br).

 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter