Logo Folha de Pernambuco

Natal

Campanha Natal da Atitude Adotiva inicia arrecadação de brinquedos e roupas para crianças e adolesce

Ação

Campanha Natal da Atitude AdotivaCampanha Natal da Atitude Adotiva - Foto: Reprodução

Para tornar o Natal de mais de 900 crianças e adolescentes, abrigadas nas 77 instituições de acolhimento de Pernambuco, mais feliz, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) e da Comissão Estadual Judiciária de Adoção de Pernambuco (Ceja) – aderiu à campanha Natal da Atitude Adotiva, promovida pelos Grupos de Apoio à Adoção de Pernambuco (GAA´s), em parceria com o Sindicato dos Oficiais de Justiça (Sindojus-PE) e com o apoio da sociedade civil.

A campanha tem como objetivo arrecadar para as crianças menores, roupas e brinquedos como bolas, jogos, bonecas, carrinhos, panelinhas e quebra-cabeça. Para os adolescentes, as sugestões de presentes são de tênis, com tamanhos de 35 a 42; perfumes masculinos e femininos; kits de maquiagem; e roupas de tamanhos variados. 

Todas as doações poderão ser realizadas até às 17h da próxima sexta-feira (11), nos pontos de arrecadação. O Centro Integrado da Criança e do Adolescente (Cica), na Rua João Fernandes, 405, no bairro da Boa Vista,  está recebendo as doações do Recife e Região Metropolitana. Quanto a arrecadação da Campanha Natal da Atitude Adotiva em outras comarcas, as doações devem ser entregues nas instituições relacionadas aqui.

As pessoas também poderão levar suas doações nas sedes dos Grupos de Apoio à Adoção das cidades de Recife, Olinda, Paulista, Belo Jardim, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Gravatá, Garanhuns, Vitória e Moreno, basta consultar a lista das unidades.

Nos dias 16 e 17 de dezembro, das 15h às 18h, acontecerão as festividades natalinas nas instituições de acolhimento, com a entrega das doações arrecadadas pela campanha. A proposta é de que as comemorações sejam realizadas em cada instituição de acolhimento, sem a presença de convidados externos, para evitar a propagação do Covid-19. 

A secretária executiva da Comissão Estadual Judiciária de Adoção do TJPE, juíza Hélia Viegas explica que a campanha tem um efeito muito positivo na vida dos pequenos. “A campanha é uma forma de acalantar essas crianças e adolescentes, de minimizar as dores de um acolhimento prolongado. Por melhor que seja a casa de acolhida, por mais qualificados que sejam os profissionais que atuam na área de acolhimento, essas instituições não substituem um lar e nem o afeto diário que toda criança e adolescente devem ter por parte de uma família.”. 

Para a magistrada, a campanha Natal da Atitude Adotiva é muito importante no contexto atual, não apenas pelo período natalino, que por si já é uma fase de muita comoção, mas também pelo fato de que este ano vem sendo peculiar devido à pandemia da Covid-19. “Então, campanhas como esta do Natal da Atitude Adotiva refletem a entrega de amor e carinho nesta época, de modo que é importante a participação da sociedade no sentido de levar afeto e alegria para essas crianças e adolescentes no Natal e neste momento de pandemia”, ressalta a juíza Hélia Viegas. 

 

Veja também

Newsletter