Logo Folha de Pernambuco

CAMPANHA

Campanha promove emissão gratuita de documentos para pessoas em situação de rua e vulneráveis

Em Pernambuco, todos os cartórios de registro civl atenderão em horário estendido

Emissão gratuita de certidõesEmissão gratuita de certidões - Foto: Divulgação

Na Semana Nacional do Registro Civil, a campanha “Registre-se!”, promovida pela Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ), promove, a partir desta segunda-feira (8), emissões de documentos de forma gratuita para pessoas em situação de rua, em vulnerabilidade social, egressos do sistema prisional e imigrantes também têm direito à emissão sem custos. 

Entre os documentos que serão emitidos gratuitamente estão carteiras de identidade, títulos de eleitor e segundas vias das certidões de nascimento e casamento.

A pessoa interessada deve procurar um Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais (RPCN) para a emissão de certidão digital. Em Pernambuco, segundo a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Pernambuco (Arpen-PE), todos os RCPNs atenderão em horário estendido ao longo desta semana, funcionando das 8h às 18h até a próxima sexta-feira (12). No Recife, além dos 15 cartórios de registro civil, a campanha é realizada no Expresso Recife, no bairro de Santo Amaro.

De acordo com os órgãos responsáveis pela campanha, o objetivo é facilitar o acesso, através da documentação regularizada, a serviços públicos. “A campanha tem como objetivo erradicar o sub-registro civil de nascimento no país e ampliar o acesso à documentação civil básica a todos os brasileiros”, explica o  presidente da Associação dos Registradores das Pessoas Naturais de Pernambuco, Marcos Torres. 

Segundo o IBGE, cerca de 3 milhões de brasileiros não possuem certidão de nascimento. Sem o documento, o cidadão não consegue comprovar sua filiação e nem acessar os seus direitos básicos garantidos por Lei. 
 

Veja também

Rodoviários se reúnem na Caxangá em pressão por paralisação; categoria tem reunião no TRT esta sexta
PARALISAÇÃO

Rodoviários se reúnem na Caxangá em pressão por paralisação; categoria tem reunião no TRT hoje

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Newsletter