Logo Folha de Pernambuco

Recife

Campanha reforça vacinação contra a gripe em crianças neste domingo (18)

Crianças são público alvo desta etapa da campanha de vacinação contra a gripe no RecifeCrianças são público alvo desta etapa da campanha de vacinação contra a gripe no Recife - Foto: Arthur de Souza / Folha de Pernambuco

Acontece neste domingo uma ação de reforço na campanha de vacinação contra a gripe, realizada pela Prefeitura do Recife. O imunizante contra a doença está sendo aplicado até às 17h, nos Parques 13 de Maio (Santo Amaro), Dona Lindu (Boa Viagem) e Sítio da Trindade (Casa Amarela).

O público-alvo desta etapa da Campanha Contra a Influenza são crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e mulheres que tiveram filhos até 45 dias (puérperas). A vacina protege contra três tipos de vírus: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2), mas não contra o novo coronavírus. A partir do dia 11 de maio, a vacina da gripe será ampliada para imunização dos idosos.
Para ser vacinado contra a gripe, é necessário levar um documento de identificação e a Secretaria de Saúde do Recife recomenda ainda que as pessoas levem a carteira de vacinação e o cartão SUS.

A coordenadora de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel, reforça que a vacina é importante, para que as unidades de saúde não fiquem sobrecarregadas. “O objetivo é vacinar as pessoas que não podem comparecer às unidades de saúde durante a semana, resolvemos colocar dessa forma descentralizada para facilitar para essas pessoas que procuram a vacinação. É importante nesses postos que os pais levem a carteira de vacinação, tem muitas crianças com a vacinação atrasada por conta da pandemia”, declarou. 

Azoubel conta ainda que é importante não confundir o imunizante com a vacina da Covid-19, que é uma vacinação à parte. “A vacina da gripe nunca foi tão importante quanto nessa pandemia que estamos vivendo, os sintomas com a covid são semelhantes, e assim evitamos infecções graves, evita óbito, e evita internamento, desafogando as unidades de saúde que estão sobrecarregadas. É importante que as famílias procurem as unidades, para se proteger e proteger as crianças. A vacinação é da gripe, separada da Covid”, destacou a coordenadora.

A vacinação ocorrerá normalmente durante a semana, onde além dos três parques, 153 salas de vacina da Secretaria de Saúde do Recife estarão à disposição da população. A lista dos locais está disponível no site da prefeitura ou no aplicativo Conecta Recife, como conta a coordenadora de Imunização do Recife.

“No Conecta tem parte de vacina da influenza basta entrar no aplicativo, inserir o bairro que mora e aí será apresentado o posto de vacinação mais próximo”, disse Elizabeth.  
Desde a última segunda-feira (12), cerca de 11 mil pessoas receberam a vacina. Do total, quase 9 mil crianças, 1,6 mil gestantes e menos de 500 puérperas. 

O técnico em mecânica, Rafael dos Santos, levou a filha Rafaela, de cinco anos para receber a vacina. “Quanto mais a criança em si ter imunidade é melhor, profissionais de saúde estão sobrecarregados com mais pessoas precisando pro conta da Covid-19, e prevenir isso é melhor ainda”, disse. 

Já a professora Maria da Conceição, foi com o filho Lucas, de 3 anos para que ele pudesse receber a imunização. “Vai ajudar a prevenir, já que não tem a vacina da Covid, essa alivia um pouco o nosso sentimento”, contou.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter