Logo Folha de Pernambuco

SÃO PAULO

Campinas investiga sexto caso de suspeita de febre maculosa

Ao menos três pessoas já morreram em decorrência de doença na cidade

A transmissão da febre maculosa ocorre somente por meio do contato com o carrapato estrela infectado pela bactéria do gênero RickettsiaA transmissão da febre maculosa ocorre somente por meio do contato com o carrapato estrela infectado pela bactéria do gênero Rickettsia - Foto: Jerry Kirkhart / Wikimedia via Agência Brasil

A Secretaria de Saúde de Campinas (SP) confirmou, nesta quarta-feira (14), que foi notificada de mais um caso de suspeita de febre maculosa no município. Com isso, sobem para seis os possíveis registros da doença.

A paciente é uma mulher de 40 anos, moradora de Hortolândia, que esteve na Fazenda Santa Margarida, foco do surto da doença, no dia 27 de maio. " Ela apresentou sintomas em 10 de junho, segue internada em um hospital privado de Campinas e aguarda resultado do exame laboratorial", diz ainda a nota da secretaria.

Mais cedo nesta quinta-feira, a Secretaria já havia confirmado a existência de um quinto possível caso de febre maculosa. Nesse caso, trata-se de uma mulher de 38 anos que esteve na mesma fazenda no dia 3 de junho. Ela apresentou os sintomas no dia 10 e foi internada em Campinas três dias depois. Um exame de laboratório irá confirmar se a mulher contraiu a doença.

Três mortes causadas pela febre maculosa já foram confirmadas pelas autoridades e uma quarta, de uma adolescente de 16 anos, segue em investigação no município. Todos estiveram na Fazenda Santa Margarida no dia 27 de maio, participando do evento Feijoada do Rosa. O distrito de Joaquim Egídio, onde fica a propriedade rural, é mapeado como área de risco para a doença.

Matéria em atualização

Veja também

Todos os municípios brasileiros aderiram ao SUS Digital, diz secretária Ana Estela Haddad
SUS DIGITAL

Todos os municípios brasileiros aderiram ao SUS Digital, diz secretária Ana Estela Haddad

Igreja na Suíça usa I.A. para fiéis "conversarem" com Jesus no confessionário
Inteligência artificial

Igreja na Suíça usa I.A. para fiéis "conversarem" com Jesus no confessionário

Newsletter