Canadá começará a distribuir vacina da Pfizer/BioNTech
País receberá 249.000 doses da vacina neste mês
O Canadá começará nesta segunda-feira (14) a distribuir a vacina contra a covid-19 da aliança americana-alemã Pfizer/BioNTech, dias após ser um dos primeiros países a aprovar o tratamento.
A primeira remessa de vacinas chegou ao Canadá no domingo à noite (13).
O primeiro-ministro Justin Trudeau celebrou a "boa notícia", mas lembrou que a "luta contra a covid-19 não terminou", em sua conta do Twitter. "Agora mais do que nunca, sejamos mais vigilantes", acrescentou.
The first batch of doses of Pfizer-BioNTech’s COVID-19 vaccine have arrived in Canada. pic.twitter.com/xSvwkRROKo
— Justin Trudeau (@JustinTrudeau) December 14, 2020
O Canadá receberá 249.000 doses da vacina neste mês e espera ter as primeiras 30.000 já nesta segunda-feira, segundo indicou o primeiro-ministro.
De acordo com a mídia local, a vacina será distribuída no mesmo dia em Quebec, a província mais afetada pela pandemia, e os lares de idosos serão os primeiros beneficiados.
Na província vizinha de Ontario, a distribuição da vacina começará na terça-feira, como parte de um plano para proteger 2.500 trabalhadores dos hospitais e os lares de idosos.
Leia também
• Vacinação contra Covid-19 começará na segunda-feira (14) no Canadá
• Canadá aprova vacina da Pfizer-BioNtech contra Covid-19
• Canada registra rara cepa de gripe suína detectada em humano
Em relação às outras províncias, "poderão administrar as vacinas nos próximos dias", disse no domingo ao canal CBC Dany Fortin, encarregado da distribuição do tratamento no Canadá.
O país norte-americano encomendou 20 milhões de doses da vacina da Pfizer e BioNTech quando ainda estava em fase de desenvolvimento, com a possibilidade de adquirir 56 milhões de doses adicionais.
O produto, que apresentou uma eficácia de 95% nos ensaios clínicos, será administrado em duas doses com 21 dias de intervalo.
O Canadá registra 460.743 casos de coronavírus e mais de 13.400 mortes desde o início da pandemia.