PARA COMPARTILHAMENTO

Canadá exige que Facebook suspenda bloqueio de notícias sobre incêndios

Para ministro dos Transportes, proibição é ''inaceitável''

Veículos dirigindo na rodovia enquanto as pessoas evacuam de Yellowkife, territórios do Noroeste do Canadá.Veículos dirigindo na rodovia enquanto as pessoas evacuam de Yellowkife, territórios do Noroeste do Canadá. - Foto: Jordan Straker/UGC/AFP

O ministro dos Transportes do Canadá, Pablo Rodriguez exigiu. nesta sexta-feira (18), que a Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, suspenda a proibição de notícias canadenses em suas plataformas para permitir que as pessoas compartilhem informações sobre os grandes incêndios florestais que atingem o oeste do país.

Segundo a agência Reuters, o ministro afirmou que a proibição era "inaceitável".

No início deste mês, a Meta começou a bloquear o acesso para todos os usuários do Canadá às notícias postadas no Facebook e no Instagram.

O bloqueio foi anunciado em junho. A medida foi uma resposta a uma lei decretada pelo governo canadense que exige que as plataformas digitais paguem as editoras de jornais locais pela publicação de artigos e notícias.

Depois que o governo do primeiro-ministro Justin Trudeau aprovou a lei, a Alphabet informou que também iria remover do Google, o seu mecanismo de busca, links para notícias de editoras canadenses.

 

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Newsletter