Canadá investirá em filial de laboratório dos EUA para fabricar vacinas anticovid
O Canadá investirá cerca de 200 milhões de dólares canadenses (US$ 166 milhões de dólares americanos) em um projeto de uma subsidiária de um laboratório dos EUA para fabricar centenas de milhões de doses de vacinas anticovid, anunciou o primeiro-ministro Justin Trudeau nesta terça-feira (18).
É um investimento "essencial estar preparado para enfrentar qualquer crise de saúde futura", disse Trudeau em entrevista coletiva.
O Canadá atualmente não tem capacidade para produzir vacinas anticovid e depende das importações para inocular seus 38 milhões de habitantes.
Leia também
• EUA anunciam envio de 20 milhões de doses adicionais de vacinas para outros países
• Equipe de Guedes teve reuniões com Pfizer e AstraZeneca, mas disse não ser responsável por vacinas
• Pfizer quer saltar de 9 para 20 fábricas com vacinas contra a Covid
O dinheiro investido por Ottawa permitirá à subsidiária da farmacêutica norte-americana Resilience “modernizar e expandir” suas instalações localizadas nos subúrbios de Toronto, disse o ministro da Inovação, Ciência e Indústria, François-Philippe Champagne.
Este projeto, que totaliza mais de 400 milhões de dólares (US $ 332 milhões), permitirá à subsidiária canadense eventualmente fabricar, sob contrato, “entre 112 e 640 milhões de doses de vacinas de RNA mensageiro por ano” destinadas ao mercado interno e externo, adicionou Champagne.