Logo Folha de Pernambuco

Internacional

Canadá proíbe comércio de artigos de luxo com a Rússia

País proibiu ainda importação de mariscos, pescado e diamantes não industriais

Justin Trudeau, primeiro-ministro do CanadáJustin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá - Foto: Dave Chan / AFP

O Canadá anunciou nesta sexta-feira (20) a proibição do comércio de artigos de luxo com a Rússia e acrescentou outras 14 pessoas, entre elas oligarcas russos, à sua lista de sanções impostas após a invasão da Ucrânia.

A iniciativa "ajudará a diminuir a capacidade dos oligarcas russos de escapar das restrições em outros mercados de produtos de luxo", afirmou em nota o governo canadense.

Entre os bens proibidos estão álcool, joias e roupas, assim como aqueles "que poderiam ser usados na produção e na fabricação de armas por parte da Rússia".

Ottawa proibiu ainda a importação de mariscos, pescado e diamantes não industriais.

O Canadá, que impôs sanções a mais de 1.000 indivíduos e organizações desde a invasão russa da Ucrânia, também anunciou a sanção a outras 14 pessoas, entre elas oligarcas russos, seus familiares e pessoas próximas ao regime de Vladimir Putin

Nesta sexta (20), a ministra de Relações Exteriores do Canadá, Melanie Joly, disse que se preocupava que uma nova "etapa da guerra" ameaçasse a segurança alimentar mundial.

"Cada tonelada de grãos que pudermos tirar da Ucrânia salvará uma vida", disse Joly à AFP, acrescentando que o Canadá está em conversas com este país e a Romênia para tentar que seja possível exportar a produção ucraniana.

Veja também

Justiça decreta prisão de 2º suspeito de participar da morte de delator do PCC
FORÇA-TAREFA

Justiça decreta prisão de 2º suspeito de participar da morte de delator do PCC

Países ricos oferecem US$ 250 bi/ano na COP29, valor insuficiente para nações em desenvolvimento
COP29

Países ricos oferecem US$ 250 bi/ano na COP29, valor insuficiente para nações em desenvolvimento

Newsletter