Logo Folha de Pernambuco

Sanções

Canadá sanciona Irã, Rússia e Mianmar por violação dos direitos humanos

Medidas foram anunciadas por ocasião do Dia Internacional dos Direitos Humanos (10) e do Dia Internacional Contra a Corrupção (9)

Canadá anunciou sanções contra 67 indivíduos e nove entidades por "violações graves e sistemáticas" dos direitos humanos em vários paísesCanadá anunciou sanções contra 67 indivíduos e nove entidades por "violações graves e sistemáticas" dos direitos humanos em vários países - Fotos / Divulgação - Cedida pela Assessoria de Imprensa do Evento

O Canadá anunciou, nesta sexta-feira (9), sanções contra 67 indivíduos e nove entidades por "violações graves e sistemáticas" dos direitos humanos em vários países, incluindo o Irã, onde ocorreu a primeira execução de um manifestante pelo regime.

"Dignidade, liberdade e justiça são pilares da política externa do Canadá", disse a Ministra das Relações Exteriores canadense, Mélanie Joly, em um comunicado.

“Enquanto o mundo testemunha o desrespeito aos direitos humanos em lugares como Rússia, Irã e Mianmar, lembramos que só podemos provocar mudanças nos levantando e defendendo os valores que prezamos”.

Estas medidas foram anunciadas por ocasião do Dia Internacional dos Direitos Humanos (10) e do Dia Internacional Contra a Corrupção (9).

Entre os afetados pelas sanções estão 22 altos funcionários iranianos da justiça, prisões e das forças de ordem, assim como colaboradores próximos do guia supremo, Ali Khamenei, e da mídia estatal.

A Rússia e Mianmar também foram afetados.

Seis entidades e 33 funcionários atuais e antigos russos foram sancionados por retaliação contra cidadãos que se manifestaram contra "a invasão ilegal da Rússia na Ucrânia e as políticas antidemocráticas do regime russo".

A Rússia reagiu a essa medida e proibiu a entrada de 200 canadenses em seu território.

Entre eles estão o ministro da Saúde, Jean-Yves Duclos, a porta-voz do Partido Conservador e o presidente da comissão eleitoral.

Além disso, 12 pessoas e três entidades de Mianmar foram alvo de sanções por permitir que a junta militar atacasse civis e por facilitar a entrega de armas ao regime.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter