Logo Folha de Pernambuco

SENEGAL

Candidato oficialista reconhece vitória de opositor antissistema em eleições no Senegal

A eleição, inicialmente marcada para 25 de fevereiro, precisou ser adiada após uma onda de violência que deixou quatro mortos

Apoiadores do candidato presidencial da oposição Bassirou Diomaye Faye e do líder da oposição Ousmane Sonko comemoram na sede enquanto os votos são contadosApoiadores do candidato presidencial da oposição Bassirou Diomaye Faye e do líder da oposição Ousmane Sonko comemoram na sede enquanto os votos são contados - Foto: Marco Longari/AFP

O candidato nomeado pelo governo do Senegal às eleições presidenciais no país, Amadou Ba, reconheceu nesta segunda-feira (25) a vitória do opositor antissistema Bassirou Diomaye Fay no primeiro turno nas presidenciais desta nação africana imersa em uma crise política.

"Vendo as tendências dos resultados da eleição presidencial e à espera da proclamação oficial, parabenizo o presidente Bassirou Diomaye Diakhar Faye por sua vitória no primeiro turno", disse Ba em comunicado.

Segundo o porta-voz do governo, Abdou Karim Fofana, Ba ligou para seu opositor para felicitá-lo.

Faye, de 44 anos, era esperado como vencedor, de acordo com resultados provisórios publicados na imprensa e nas rede sociais.

"No momento em que estamos, a sorte está lançada" a favor de Faye, disse à AFP Ababacar Fall, líder da Gradec, uma ONG pela democracia e bom governo.

"O candidato no poder não pode compensar a diferença, dadas as tendências", afirmou ele com base nas projeções de sua organização baseadas em 70% dos votos.

A comissão eleitoral nacional tem até a próxima sexta-feira para publicar os resultados provisórios, antes da validação do Conselho Constitucional.

A eleição estava marcada para 25 de fevereiro, mas precisou ser adiada de última hora após uma onda de violência que deixou quatro mortos.

Veja também

EUA diz estar comprometido com uma "solução diplomática" no Líbano
EUA

EUA diz estar comprometido com uma "solução diplomática" no Líbano

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame
CLERO

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame

Newsletter