Logo Folha de Pernambuco

RIO DE JANEIRO

Canecão, na Zona Sul do Rio, é atingido por incêndio

Bombeiros foram acionados para o local; não há informações de vítimas

Canecão, no Rio, é atingido por incêndioCanecão, no Rio, é atingido por incêndio - Foto: reprodução

Um incêndio atinge o Canecão, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, na manhã desta quarta-feira (4). Bombeiros do quartel do Humaitá foram acionados para local às 8h58.

Não há informações de vítimas.

O Canecão, um dos ícones da vida cultural do Rio, está sendo revitalizado. O terreno entre as avenidas Venceslau Braz e Lauro Sodré, ao lado do Shopping RioSul, está sendo preparado para receber o novo complexo.

O projeto arquitetônico, com 15.000m² de terreno e 29.000m² de área construída, se tornará um ambiente multicultural dividido em sete diferentes unidades de entretenimento com inauguração está prevista para 2026.

Entre as propostas na concessão de 30 anos está a construção de um restaurante universitário — com capacidade para preparar até 2,5 mil refeições por dia — e um Parque.

O consórcio Bonus Klefer, vencedor da licitação, informou que está trabalhando com algumas frentes para captações de recursos para o financiamento da obra, via Bancos Públicos, Agências de Fomentos e Bancos Privados, incluindo o BNDES.

Terreno de universidade
O Canecão está localizado no campus Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele foi inaugurado em 1967 para ser uma casa de shows, e recebeu, à época, um painel assinado pelo cartunista Ziraldo, que virou uma marca registrada.

Oficialmente, o espaço é de posse da UFRJ, que nunca deu uma autorização formal para que o local fosse usado como casa de espetáculos.

Quem assina a nova arquitetura do Canecão é João Niemeyer, sobrinho do arquiteto Oscar Niemeyer.

O custo total das obras chega a R$ 170 milhões, e inclui um novo prédio com 80 salas de aula para a UFRJ, além do restaurante. Todas as novas instalações, da universidade e do complexo cultural, serão abertas simultaneamente.

Museu interativo
No subsolo, um museu interativo de mil metros quadrados contará a história do Canecão. Um pesquisador foi contratado para fazer a catalogação do material que irá para o museu.

Entre 1967 e 2010, o Canecão recebeu da portuguesa Amália Rodrigues e do norte-americano James Brown à companhia francesa Moulin Rouge. Fora nomes tarimbados da MPB, como Roberto Carlos, Chico Buarque e Cazuza.

Veja também

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais
Planos de saúde

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais

Município de Paulista realiza, neste sábado (23), dia D de vacinação antirrábica
Folha Pet

Município de Paulista realiza, neste sábado (23), dia D de vacinação antirrábica

Newsletter