Logo Folha de Pernambuco

coreia do sul

Capital da Coreia do Sul lança linha de ônibus que circula sem motorista

Passageiros podem embarcar após reservar um assento gratuito por meio de um aplicativo

Capital da Coreia do Sul lança linha de ônibus que circula sem motoristaCapital da Coreia do Sul lança linha de ônibus que circula sem motorista - Foto: Anthony Wallace / AFP

A capital da Coreia do Sul lançou, nesta sexta-feira (25), sua primeira linha de ônibus sem motorista. O novo veículo autônomo vai percorrer um pequeno circuito no centro de Seul, e o passageiro poderá embarcar após reservar um assento gratuito por meio de um aplicativo.

O coletivo não se parece com um ônibus comum e tem bordas arredondadas e grandes janelas que o fazem parecer mais um brinquedo do que uma inovação tecnológica. O design é intencional, segundo Jeong Seong-gyun, chefe de direção autônoma da 42dot, a start-up responsável pela tecnologia de direção autônoma que agora pertence à gigante automobilística Hyundai.

"Este é o futuro", disse à AFP, acrescentando que o ônibus exigia "um novo tipo considerável de design". O coletivo usa câmeras e lasers durante a rota, ao invés de sensores caros, acrescentou Seong-gyun.

Por enquanto, um motorista de segurança vai monitorar de perto, o veículo que percorrerá um trajeto de 3,4 quilômetros no centro de Seul, que leva em torno de 20 minutos. O público pode embarcar em duas paradas designadas após reservar um assento gratuito por meio de um aplicativo.

O objetivo da empresa era tornar a tecnologia de baixo custo, segura e facilmente transferível para muitos tipos de veículos no futuro, por exemplo, caminhões de entrega.

"Sinto como se tivesse entrado em uma máquina do tempo para visitar o futuro", disse Kim Yi hae-ran, de 68 anos, que fez o trajeto durante o lançamento do ônibus.

"Eu pensei que poderia me deixar tonto com uma aceleração repentina, mas não senti nada disso.", complementou. A viagem foi "muito tranquila e segura", o que, segundo ela, a deixou orgulhosa do progresso tecnológico que a empresa sul-coreana fez.

Veja também

Newsletter