índia

Capital da Índia fecha escolas por poluição

As autoridades de Délhi anunciam regularmente planos para reduzir a poluição, mas com pouco efeito

Caminhão anti-smog pulveriza água para reduzir os níveis de poluição no ar em Nova DélhiCaminhão anti-smog pulveriza água para reduzir os níveis de poluição no ar em Nova Délhi - Foto: Money Sharma / AFP

As escolas fecharão a partir de sábado (5) em Nova Délhi devido ao nível "perigoso" de poluição do ar causado por queimadas agrícolas no norte da Índia, que se somam às emissões industriais e de trânsito, anunciaram as autoridades nesta sexta-feira (4).

"Estamos fechando as escolas de Ensino Fundamental a partir de amanhã (sábado) até que a situação da poluição melhore", disse o ministro de Délhi, Arvind Kejriwal, a repórteres.

De acordo com a empresa suíça de monitoramento da qualidade do ar IQAir, o nível de partículas de PM2,5, as mais perigosas, era 25 vezes superior ao máximo estabelecido pela Organização Mundial da Saúde nesta sexta-feira.

A cada inverno, com o ar mais frio, as emissões estagnam e persistem na megalópole de 20 milhões de habitantes, geralmente classificada entre as mais poluídas do mundo.

Nesta sexta-feira estava no topo da lista da IQAir das grandes cidades com o ar mais poluído.

As autoridades de Délhi anunciam regularmente planos para reduzir a poluição, mas com pouco efeito.

As queimadas agrícolas, responsáveis por um terço da poluição em Délhi na quinta-feira, de acordo com a agência indiana de monitoramento da qualidade do ar, estão proibidas em Punjab e em outros estados, embora os agricultores ignorem a proibição.

Essa situação assumiu um tom político, já que a capital e o Punjab são governados pelo partido Aam Aadmi (AAP), rival do partido nacionalista hindu Bharatiya Janata, do primeiro-ministro Narendra Modi, que trocam críticas sobre o problema.

Veja também

Presidente do Irã diz que pode retomar contato com os EUA, se país voltar ao acordo nuclear
IRÃ

Presidente do Irã diz que pode retomar contato com os EUA, se país voltar ao acordo nuclear

Recife: criminosos invadem casa e matam homem de 41 anos em Jardim São Paulo
investigação

Recife: criminosos invadem casa e matam homem de 41 anos em Jardim São Paulo

Newsletter