Logo Folha de Pernambuco

ÍNDIA

Capital da Índia proíbe fogos de artifício para combater a poluição

Este veto é o mais rigoroso emitido até agora, depois de uma série de restrições impostas pelas autoridades a estes populares artefatos pirotécnicos

o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, realizando a primeira reunião de gabinete, em Nova Delhio primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, realizando a primeira reunião de gabinete, em Nova Delhi - Foto: PIB / AFP

A capital da Índia, Nova Délhi, decretou nesta segunda-feira a "proibição total" de fogos de artifício para reduzir a poluição atmosférica na cidade, uma das cidades do mundo com pior qualidade do ar.

"Foi decretada a proibição total da fabricação, armazenamento, venda e lançamento de todos os tipos de fogos de artifício", afirmou o Comitê de Controle de Poluição de Nova Délhi.

Este veto é o mais rigoroso emitido até agora, depois de uma série de restrições impostas pelas autoridades a estes populares artefatos pirotécnicos, mas cujo cumprimento tem sido amplamente ignorado pela população.

A ordem foi emitida antes do Diwali, ritual hindu conhecido como Festival das Luzes, que começa em 1º de novembro. Esta festividade simboliza a vitória da luz contra as trevas e muitos usam fogos de artifício na celebração.

Várias restrições anteriores foram ignoradas nesta cidade de 30 milhões de habitantes, onde a polícia é flexível porque o uso de fogos de artifício é muito comum entre os hindus.

Em Nova Délhi, a poluição com partículas finas que entram na corrente sanguínea através dos pulmões atinge frequentemente 30 vezes o nível considerado perigoso pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter