Caps II volta a ofertar atividades aos pacientes de saúde mental
A ideia é que o centor retorne de maneira gradativa
De forma gradativa, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) está voltando a oferecer as atividades em grupo. O centro, que realiza atendimento em pacientes com transtornos mentais graves, crônicos e dá suporte aos que fazem uso abusivo de álcool e drogas, tinham suas atividades suspensas por causa da pandemia da Covid-19.
Os grupos de atividades são conduzidos pelos mediadores que compõe a equipe multidisciplinar do Caps, como: psicóloga, assistente social, pedagoga, enfermeira e educador físico.
Leia também
• Janeiro Branco: frutas boas para a saúde mental
• Mapa interativo indica locais para atendimentos em saúde mental
• Pandemia, saúde mental e física são desafios para os idosos
Entre as atividades: acolhimento, atendimento médico psiquiátrico, dispensa de medicações (para pacientes cadastrados/em acompanhamento no serviço) e escuta terapêutica.
A coordenadora do Caps II, Daniely Moura, explica que o retorno de forma gradual busca trabalhar as limitações dos pacientes. “Retornamos os Grupos terapêuticos de forma gradativa e previamente agendada, com número ainda reduzido de usuários. Buscamos trabalhar as necessidades existentes, trabalhando as limitações, adesão ao tratamento e uso correto das medicações, promovendo autonomia, desenvolvendo habilidades”, detalhou.
O Caps II funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h, na rua Cícero Barbosa Maciel, 116, no bairro da Boa Vista.