Carga irregular de R$ 100 mil em celulares e assessórios é apreendida no Aeroporto do Recife
Mercadoria não tinha nota fiscal, nem comprovação de importação regular
Uma carga de produtos estrangeiros irregular, avaliada em cerca de R$ 100 mil, foi apreendida nessa quinta-feira (3), no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife.
De acordo com a Receita Federal em Pernambuco, um passageiro que desembarcou no Recife de um voo vindo de Guarulhos, São Paulo, estava com 14 celulares Iphone, 50 carregadores, além de capas, headphones e perfumes sem nota fiscal e comprovação de importação regular.
Aos agentes de fiscalização, o homem informou possuir uma loja virtual onde os celulares seriam comercializados. O passageiro, que não teve nome e idade divulgados, foi autuado pelo crime de descaminho, cuja pena pode variar de um a quatro anos de prisão.
Caso não comprove o regular pagamento dos tributos, o suspeito poderá sofrer sanções fiscais e ser indiciado. Além disso, as mercadorias, que foram encaminhadas aos depósitos da Receita Federal, poderão ser leiloadas após o processo administrativo.
O órgão informou que a apreensão ocorreu durante uma operação realizada pela Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho, que busca coibir o comércio de produtos estrangeiros ilegais.
As inspeções ocorrem em áreas de desembarque de voos nacionais vindos de cidades consideradas grandes centros de distribuição de mercadorias.