Homenagem

Cáritas NE2 promove programação especial em homenagem aos 25 anos de morte de Dom Hélder, na Unicap

Feira agroecológica e Ação de Saúde são algumas das atividades do evento

Cáritas NE2 promove programação especial em homenagem aos 25 anos de morte de Dom HélderCáritas NE2 promove programação especial em homenagem aos 25 anos de morte de Dom Hélder - Foto: Rafael Furtado/Arquivo Folha de Pernambuco

Na próxima semana, a Cáritas Regional Nordeste 2 celebra os 25 anos da morte de dom Helder Camara, o dom da Paz e fundador da Cáritas, com uma programação especial na Universidade Católica (Unicap), no Centro do Recife.

Na terça-feira (27), uma Feira de Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária vai disponibilizar os produtos de camponeses e camponesas, e de empreendedores (as) migrantes. Na quarta (28), haverá uma Ação Social de Saúde voltada aos migrantes e refugiados.

As atividades da Cáritas NE2 integram a programação da Semana Dom Helder Camara, uma iniciativa da Cátedra Dom Helder Camara, em parceria com várias instituições.

De 27 a 29 de agosto, além da Feira e da Ação de Saúde, haverá também rodas de conversa, exposições, visitas a Centros de Memória, palestras e debates, todos gratuitos.

De famílias camponesas dos municípios da Mata Sul de Pernambuco, acompanhadas pela área de Segurança Alimentar e Nutricional, da Cáritas Regional Nordeste 2, o público poderá adquirir hortaliças, frutas, raízes, ovos de galinha caipira – além de pães, geleias, bolos, doces e outras iguarias fabricadas a partir dos produtos produzidos e beneficiados pela agricultura camponesa e sem agrotóxicos.

As famílias acompanhadas atuam em diversas comunidades em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte, por meio do projeto “Quintais Produtivos”, que garante o acesso a tecnologias sociais como canteiros econômicos, bioágua, cisternas, fogões ecológicos, entre outras. 

Além disso, o público da feira também poderá adquirir artesanato e provar da gastronomia venezuelana ou ter acesso a sessões de massoterapia: tudo produzido por empreendedores migrantes assessorados pelo Programa de Migração e Refúgio da Cáritas NE2.

O programa atua no acolhimento, proteção, promoção e integração de migrantes, refugiados e apátridas. 

Na quarta (28), haverá uma ação voltada especificamente para este público. Na Casa de Direitos de Pernambuco, eles poderão ter acesso, de forma gratuita, a testes rápidos para detecção de infecções como HIV, sífilis, hepatites B e C; aferição da pressão arterial; e exames de sangue para glicemia, em parceria com a organização Grupo de Trabalho e Prevenção Positivo (GTP +).

Também estão previstas oficinas de prevenção em saúde e distribuição de kits de higiene para mulheres e crianças migrantes.

Serviço:
Feira da Agricultira Familiar e Economia Popular e Solidária

Dia: 27/08 (terça) das 9h às 16h

Local: Hall do Bloco A, Unicap

AÇÃO SOCIAL DE SAÚDE PARA MIGRANTES

Dia: 28/08, das 9h às 12h

Local: Casa de Direitos de Pernambuco,  Bloco E, Unicap

Veja também

Sob protesto da esquerda, Macron nomeia novo governo e firma aliança com conservadores
FRANÇA

Sob protesto da esquerda, Macron nomeia novo governo e firma aliança com conservadores

EUA pede que cidadãos deixem o Líbano enquanto voos comerciais estão disponíveis
CONFLITO

EUA pede que cidadãos deixem o Líbano enquanto voos comerciais estão disponíveis

Newsletter