Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Carlos Bolsonaro aciona Ministério Público pela liberação de praias cariocas

Carlos defende especificamente a presença de banhistas nas praias do Rio, sob o argumento de que a praia e faixa de areia são de responsabilidade da União

Carlos BolsonaroCarlos Bolsonaro - Foto: Reprodução/ Internet

Filho do presidente da República, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) recorreu, nesta terça-feira (6), ao Ministério Público para que sejam derrubadas medidas de restrição de circulação adotadas pela Prefeitura do Rio para conter o avanço da Covid-19.

Na representação, Carlos defende especificamente a presença de banhistas nas praias do Rio, sob o argumento de que a praia e faixa de areia são de responsabilidade da União. O filho do presidente reproduz o artigo da Constituição que fixa os bens da União. E conclui:

"Desta forma, sendo competência da União as praias e faixas de areia, solicita este parlamentar que seja permitido o trânsito de ir e vir por pedestres em qualquer área que seja de poder da União e que não tenha restrições impostas pelo ente Federal, haja vista que o Prefeito do Rio de Janeiro, editou um decreto com uma série de restrições que recai sobre direito de ir e vir em áreas da União".
 


Ao publicar o teor da representação nas redes sociais, Carlos atribuiu sua decisão à existência de "estudos científicos pelo Brasil e pelo mundo", segundo os quais a exposição ao sol ajuda na prevenção à Covid-19 -alegação desmentida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Aos seguidores o vereador disse ter tomado a iniciativa na condição de fiscal da lei.
"Acionamos o Ministério Público como fiscal da lei para analisar o que é previsto constitucionalmente, principalmente o direito de ir e vir e da saúde das pessoas."

Nas redes, Carlos publicou uma foto sua no plenário da Câmara de Vereadores. Em seguida, reproduziu um texto no qual o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), é acusado de matar "seu povo" de todas as formas possíveis.
Ainda segundo o post compartilhado por Carlos, o número de mortes registrado em São Paulo "significa que as restrições não está [sic] funcionando".

Na sexta-feira (2), o prefeito Eduardo Paes (DEM) prorrogou as medidas de restrição contra a Covid, autorizando a reabertura de bares e restaurantes a partir do dia 9. O acesso às praias fica proibido até dia 19 de abril.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter