Carnaval 2025: comandado por Alceu Valença, Bicho Maluco Beleza aporta no Recife, neste domingo (23)
Bloco, que desde 2015 arrasta multidão em São Paulo, promete fincar raízes em Pernambuco
"Vamos olhar primeiro se o povo vai gostar. Se gostar, vai ter para o ano também”. Pelo menos os foliões de São Paulo gostam (e muito) do Bicho Maluco Beleza, que por lá paira desde 2015 quando o seu comandante, Alceu Valença, apresentou a centenas de pessoas a sonoridade do Carnaval de Pernambuco. No entanto, pelas Terras dos Altos Coqueiros, o bloco fará sua estreia neste domingo, como prévia da Folia de Momo, festa considerada pelo cantor e compositor pernambucano, de 78 anos, uma “vitamina da arte e da alegria”.
Com participação de Elba Ramalho - uma das homenageadas do Carnaval de Recife - além de Martins, Juba e Madu, Alceu chega ao Recife para percorrer da rua da Aurora ao Bairro do Recife, contando ainda com a Nação do Maracatu Encanto do Pina, a troça Abanadores do Arruda e os caboclinhos da Tribo Indígena Carijós. "Elba Ramalho canta muito frevo, é preciso ter algo diferenciado, pois nem todo mundo canta frevo", ressaltou. "As pessoas que eu estou colocando nesse bloco são pessoas que cantam frevo”, ressalta o artista, em conversa com a Folha de Pernambuco.
Leia também
• Virgens do Bairro Novo leva irreverência às ruas de Olinda neste domingo (23)
• Carnaval 2025: Diogo Defante marca presença na Corrida dos Bonecos Gigantes de Olinda
• Carnaval 2025: Corrida dos Bonecos Gigantes de Olinda tem heptacampeão e empate em duas categorias
E tome fôlego
E na véspera da estreia do bloco no Recife, o Bicho Maluco Beleza vai povoar o entorno do Ibirapuera, em São Paulo - que tem reverenciado a folia da cidade como “o maior Carnaval de rua do Brasil”. “O Carnaval de Pernambuco tem mais tradição, em São Paulo só está começando”, defende Alceu, reforçando a necessidade de valorizar a festa no Estado. “É focar no frevo, no maracatu, no ijexá, nos blocos líricos, de rua e nas orquestras. A gente tem que olhar a nossa diferencialidade”, complementa.
Desde a literalidade de um “Voltei Recife”, a clássicos como "Bom Demais’’, “Diabo Louro’’, “Ciranda da Rosa Vermelha’’ e, claro, “Anunciação” - hino cujos versos servem como bálsamo que ameniza a espera pelos dias de Carnaval em Pernambuco - devem integrar o repertório do bloco no Recife.

“Tropicana”, “Girassol”, “La Belle de Jour” e “Táxi Lunar” também estarão no set list do “arrastão” inédito do Bicho Maluco Beleza, que por aqui tem assinatura das produtoras Pipoca, Zeroneutro e Tropicana, além do apoio da Prefeitura do Recife.
A propósito, o derradeiro domingo antes dos dias oficiais da folia no Estado pode marcar mais uma data para o calendário local da festa: o bloco Bicho Maluco Beleza como parte efetiva do Carnaval do Recife. Alceu acha “bem provável”, desde que o povo goste, claro. Alguma dúvida?
Sobre o bloco
O bloco que leva o nome de um dos seus hinos carnavalescos, o Bicho Maluco Beleza, foi fundado em Olinda no ano de 1992, a partir do estandarte criado pelo artista plástico Bajado. Depois de arrastar foliões pelas ladeiras históricas da cidade, o cortejo foi levado para cima de um trio elétrico no Carnaval de São Paulo, em 2015.
Serviço
Alceu Valença - Bloco Bicho Maluco Beleza
Com Elba, Juba, Madu, Martins, entre outras atrações
Quando: 23 de fevereiro, a partir das 15h
Onde: Rua da Aurora
Acesso gratuito