Carnaval 2025: SDS encontra pontos críticos no percurso do Galo da Madrugada durante vistoria
Foram encontrados buracos e entulhos ao longo das vias que compõem o trajeto do desfile
Em preparação para o Carnaval de 2025, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) fez uma vistoria em todo o percurso de desfile do Galo da Madrugada. O maior bloco carnavalesco de rua do mundo vai às ruas do Centro do Recife no dia 1° de março, e deve atrair milhares de foliões.
Ao longo do percurso vistoriado, as operativas da SDS-PE verificaram a existência de buracos e entulhos ao longo das vias que compõem o trajeto do desfile.
"Foram observadas obras inacabadas, montagens dos camarotes, condições das marquises dos prédios, iluminação, trânsito, largura de acesso de ruas e avenidas, altura de fiações elétricas – assim como toda a estrutura de segurança que é colocada", completou a SDS-PE.
Leia também
• Carnaval 2025: Viva o Centro promove serviços gratuitos na Av. Guararapes, neste domingo (16)
• Carnaval 2025: operação ilegal de drones no Recife e em Olinda pode render prisão de até cinco anos
• Rei e Rainha da Pessoa Idosa no Carnaval do Recife 2025 são eleitos em concurso
Segundo o vice-presidente do Galo, Rodrigo Menezes, agora os órgãos vão trabalhar para solucionar os problemas.
“Fizemos uma vistoria detalhada em todo o percurso a fim de identificar pontos de melhorias e, com isso, mitigar o risco de qualquer problema no desfile. Identificados os problemas, cada órgão competente recebe suas respectivas tarefas a serem realizadas antes do Carnaval”, explicou.
Além da SDS, participaram da vistoria as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil, além dos órgãos Prefeitura do Recife e da companhia Neoenergia. O objetivo foi inspecionar toda a área para garantir maior segurança da festa.

Vistorias
Desde novembro de 2018, o Grupo de Trabalho do Carnaval na SDS reúne-se com representantes das agremiações do Recife e demais cidades da RMR para alinhar o planejamento e estratégias para o Carnaval. O trabalho, realizado todos os anos, visa a identificar possíveis pontos críticos ao longo dos cerca de 6 km do trajeto, para saná-los a tempo e garantir a segurança dos foliões no desfile do Sábado de Zé Pereira.
“Esta foi uma primeira vistoria para todos os órgãos conhecerem a situação do território, levantar os pontos críticos envolvidos, planejar as ações e, posteriormente, já executar as ações específicas com cada secretaria ou órgão”, afirmou o tenente-coronel da PM Hélio Santos, gerente de Articulação e Segurança de Grandes Eventos da SDS
Ao todo, são realizadas três vistorias até o desfile do Galo. “Às vésperas do Carnaval, faremos mais duas vistorias (uma a pé e outra em um trio elétrico) para verificar se foram resolvidos os problemas identificados na primeira”, completou o vice-presidente da agremiação.
Galo da Madrugada
O Galo da Madrugada é considerado a maior agremiação de Carnaval do mundo. Em 2025, o bloco traz o tema "Pernambuco: do Galo ao Bacalhau, viva o Carnaval" e destaca tradições regionais. Entre as atrações representadas, estão os Caretas de Triunfo, as Caiporas de Pesqueira, os Papangus de Bezerros, o Caboclo de Lança de Nazaré da Mata e a La Ursa.
O tema próximo desfile será “Pernambuco: do Galo ao Bacalhau, viva o Carnaval!”. Em 2025, o desfile será 100% sustentável.
Neste ano, o Galo Gigante, que tradicionalmente é erguido na Ponte Duarte Coelho, no Centro da cidade, também vai ser 100% sustentável. A alegoria, presente nas memórias de Carnaval de todos os recifenses, será o mais alto da história, com 34 metros, e composto por milhares de garrafas pet.
Carnaval do Recife
O Carnaval do Recife 2025 vai ter, ao todo, seis dias de folia, de 27 de fevereiro (quinta-feira) a 4 de março (terça), além do dia 5, quando acontece a Quarta-feira de Cinzas. Dentre as mais de 70 atrações já confirmadas, estão nomes como Ney Matogrosso, Pabllo Vittar, Pedro Sampaio, Gloria Groove, Ferrugem, Xamã e Criolo.
Conhecidos da música local também estão entre as atrações, a exemplo de Alceu Valença, Raphaela Santos, Lia de Itamaracá, Nena Queiroga, dentre outros.
