Logo Folha de Pernambuco
Olinda

Carnaval 2025: último dia de festa em Olinda reúne blocos, troças e desfile de bonecos gigantes

Foliões vão às ruas do Sítio Histórico prestigiar último dia de apresentações dos principais blocos do Carnaval olindense

Foliões lotam ruas de Olinda nesta terça de CarnavalFoliões lotam ruas de Olinda nesta terça de Carnaval - Foto: Rafael Melo/Folha de Pernambuco

O Carnaval de Olinda está chegando, infelizmente, ao seu fim nesta terça-feira (4).

As principais agremiações que desfilam nas ladeiras do Sítio Histórico farão suas últimas apresentações antes da quarta-feira de cinzas.

A tradição do Carnaval olindense reúne, nesta terça-feira de festas, a maior parte dos tradicionais blocos e troças, além do excepcional desfile dos bonecos gigantes.

Os principais blocos começaram suas concentrações a partir das 9h, com o Patusco se reunindo na Rua do Amparo. 

Outro bloco importante a se reunir foi o D'Breck, na Rua do Bonfim, iniciando seu trajeto a partir das 10h.

Hoje, outros blocos como Sambadeiras, Elefante de Olinda, Pitombeiras dos Quatro Cantos e muitos outros irão sair ao decorrer do dia.

A assessora técnica e criadora e diretora da troça carnavalesca mista Aro de Olinda, Camila Apocalipse, 37, descreveu a sensação do terceiro ano consecutiva de participação da troça no Carnavalde Olinda. 

"A troça foi criada em 2022, inspirada numa latinha do Aro do Carnaval de Olinda, que é de 1989, do meu tio e da minha tia. E a gente saiu a primeira vez em 2023 e esse é o nosso segundo ano com orquestra no cortejo. Estamos experimentando hoje um novo trajeto e a troça vem do nosso amor pelo Carnaval, do nosso desejo de compartilhar a nossa alegria e o brilho dessa festa. E a gente espera ao longo dos anos ir ganhando cada vez mais adeptos e foliões se juntarem a gente, e quem sabe um dia ser uma troça bem grande. Grande a gente já é na alegria, mas quem sabe de foliões atrás da nossa orquestra", destacou.

Outro folião presente no Carnaval foi o administrador, músico e participante da orquestra do Maestro Carlos, Alexandre Henrique, 35, também conhecido como Paçoca do Fuba.

O músico destacou a importância do festejo em 2025 e falou sobre a importância do Maestro Carlos, um dos homenageados vivos do Carnaval.

"Sou músico há 16 anos, e toco na Orquestra Maestro Carlos, que este ano fez uma homenagem ao vivo ao Carnaval de Olinda. O Carnaval é sempre aquela expectativa, esperamos muitas coisas boas, muita festa e diversão, que é garantida. Sempre que a galera vem, especialmente os que tocam tuba, eles estão lá participando, acompanhando, e eu vou atrás da tuba, porque a tuba é sempre a mais animada da orquestra. E o bom do Carnaval é vivenciar toda essa cultura, a nossa cultura, que temos que valorizar. E, uma vez em Olinda, sempre em Olinda", concluiu.

Veja também

Newsletter