Logo Folha de Pernambuco
CARNAVAL

Carnaval: Bênção dos Blocos, Troças e Agremiações é realizada nesta terça-feira (18), em Olinda

Às vésperas da Festa de Momo, blocos tradicionais da cidade se reúnem para bênção na Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe

Benção dos blocos do Carnaval, na Igreja do Guadalupe, em OlindaBenção dos blocos do Carnaval, na Igreja do Guadalupe, em Olinda - Foto: Ricardo Fernandes | Folha de Pernambuco

A Bênção dos Blocos, Troças e Agremiações de Olinda aconteceu na noite desta terça-feira (18), no Largo do Amparo, no Sítio Histórico. O momento reuniu as tradicionais agremiações carnavalescas para um momento de fé e celebração coletiva. 

O encontro, que começou às 18h, marcou a presença de estandartes, bonecos gigantes, desfiles e canções típicas dos blocos de Carnaval.

O grande desfile, realizado às 19h, seguiu para a Paróquia de Nossa Senhora do Guadalupe. Em seguida, a bênção do Dom André Vicente sinalizou proteção e boas energias para os mais de 70 grupos que compõem o Reinado de Momo na Marim dos Caetés.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)

O momento contou com estandartes e desfiles do Cariri Olindense, Elefante de Olinda, Pitombeira dos Quatro Cantos, entre outros blocos.

O coordenador da Bênção dos Blocos, Diego Leonardo, ressaltou que a principal importância do evento está na presença dos blocos da União, que simbolizam o momento de pedir paz e tranquilidade durante o Carnaval. 

"A maior importância está na presença dos blocos da União, que representam esse momento de pedir paz e tranquilidade durante o Carnaval. Em 2019, quando pensávamos na celebração dos 50 anos da Paróquia Nacional de Guadalupe, era para ser um evento isolado daquele ano. No entanto, a dimensão do evento foi tão grande que decidimos dar continuidade. Hoje, já estamos no sétimo ano e na quinta edição. Vale lembrar que, apesar dos dois anos de pandemia, seguimos com esse lindo projeto", comunicou.

O secretário de Cultura e Patrimônio de Olinda, Luiz Aphonso, destacou a importância do evento, ressaltando não só a festa e a alegria, mas também o papel social das agremiações.

"Esse evento é muito importante, porque as agremiações, além da festa da carne, da alegria da fantasia, também têm uma vivência o ano inteiro, com responsabilidade social. O Carnaval também é fé, a fé do povo. É um momento importante em que recebemos a bênção da Igreja Católica, do padre, do culto, para que tenhamos um Carnaval de paz, que é isso que a gente precisa", concluiu.

Às vésperas do Carnaval, a Bênção dos Blocos, Troças e Agremiações faz parte do calendário oficial da cidade e conta com o apoio da Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda. A celebração reforça a tradição e a importância cultural do Carnaval, promovendo a união entre as agremiações e celebrando o espírito festivo que atrai milhares de foliões para as ladeiras históricas da cidade.

Veja também

Newsletter