Carnaval: Bênção dos Blocos, Troças e Agremiações é realizada nesta terça-feira (18), em Olinda
Às vésperas da Festa de Momo, blocos tradicionais da cidade se reúnem para bênção na Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe
A Bênção dos Blocos, Troças e Agremiações de Olinda aconteceu na noite desta terça-feira (18), no Largo do Amparo, no Sítio Histórico. O momento reuniu as tradicionais agremiações carnavalescas para um momento de fé e celebração coletiva.
O encontro, que começou às 18h, marcou a presença de estandartes, bonecos gigantes, desfiles e canções típicas dos blocos de Carnaval.
O grande desfile, realizado às 19h, seguiu para a Paróquia de Nossa Senhora do Guadalupe. Em seguida, a bênção do Dom André Vicente sinalizou proteção e boas energias para os mais de 70 grupos que compõem o Reinado de Momo na Marim dos Caetés.
O momento contou com estandartes e desfiles do Cariri Olindense, Elefante de Olinda, Pitombeira dos Quatro Cantos, entre outros blocos.
Leia também
• Quais as prévias de Carnaval do fim de semana? Baile Municipal do Recife é um dos destaques
• Foliões de Pernambuco devem gastar em média R$ 632 no Carnaval 2025 e movimentar o comércio local
• Carnaval 2025: Recife reforça ordenamento urbano e fiscalização para festividades
O coordenador da Bênção dos Blocos, Diego Leonardo, ressaltou que a principal importância do evento está na presença dos blocos da União, que simbolizam o momento de pedir paz e tranquilidade durante o Carnaval.
"A maior importância está na presença dos blocos da União, que representam esse momento de pedir paz e tranquilidade durante o Carnaval. Em 2019, quando pensávamos na celebração dos 50 anos da Paróquia Nacional de Guadalupe, era para ser um evento isolado daquele ano. No entanto, a dimensão do evento foi tão grande que decidimos dar continuidade. Hoje, já estamos no sétimo ano e na quinta edição. Vale lembrar que, apesar dos dois anos de pandemia, seguimos com esse lindo projeto", comunicou.
O secretário de Cultura e Patrimônio de Olinda, Luiz Aphonso, destacou a importância do evento, ressaltando não só a festa e a alegria, mas também o papel social das agremiações.
"Esse evento é muito importante, porque as agremiações, além da festa da carne, da alegria da fantasia, também têm uma vivência o ano inteiro, com responsabilidade social. O Carnaval também é fé, a fé do povo. É um momento importante em que recebemos a bênção da Igreja Católica, do padre, do culto, para que tenhamos um Carnaval de paz, que é isso que a gente precisa", concluiu.
Às vésperas do Carnaval, a Bênção dos Blocos, Troças e Agremiações faz parte do calendário oficial da cidade e conta com o apoio da Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda. A celebração reforça a tradição e a importância cultural do Carnaval, promovendo a união entre as agremiações e celebrando o espírito festivo que atrai milhares de foliões para as ladeiras históricas da cidade.