Logo Folha de Pernambuco

BALANÇO

Carnaval de Pernambuco recebeu 2,3 milhões de turistas, diz Governo do Estado; confira o balanço

Avanços no setor hoteleiro e em medidas de promoção de segurança para mulheres também são destaques do material divulgado

Bloco do Homem da Meia Noite Bloco do Homem da Meia Noite  - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

O Governo de Pernambuco divulgou, nesta segunda-feira (19), o balanço geral do Carnaval deste ano no Estado. De acordo com a gestão, os valores investidos correspondem a R$ 20 milhões - duas vezes maior que o orçamento de 2023 -, destinados à contratação de 1.038 artistas, 40% deles grupos de cultura popular.

"Nós aumentamos o investimento para que pudéssemos promover um Carnaval melhor e mais seguro. Os foliões também puderam conferir atrações culturais de outras regiões do Estado, mas também muitos técnicos e artistas locais. Nós queríamos fomentar a nossa cultura por meio do Carnaval", afirmou a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula.

De acordo com a gestão, o Homem da Meia-Noite, Patrimônio Vivo de Pernambuco radicado em Olinda, assim como o Galo da Madrugada, bem cultural do Recife, receberam apoio do Governo do Estado este ano. 

Valorização da cultura pernambucana
Um dos pontos altos do Carnaval deste ano, de acordo com o governo, foi a valorização da cultura pernambucana. A medida foi feita através da promoção de atrações tradicionais de cada região, como os Caiporas em Pesqueira; e os Papangus, em Bezerros, ambos municípios localizados no Agreste.

"Usamos o que temos de melhor, a nossa tradição, para promover o nosso Carnaval tanto para a população quanto para os turistas. No Recife e no Interior, trouxemos os bens culturais de cada região, em uma valorização dos nossos costumes para a promoção da festa deste ano", afirmou a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Renata Borba.

Outra medida foi a realização de 50 apresentações culturais em instituições públicas de ensino em diversas cidades do Estado."O objetivo era trazer conhecimentos sobre a cultura popular de Pernambuco para que os estudantes possam vivenciar e valorizar os nossos bens culturais, e o Carnaval é uma ótima oportunidade para isso", explicou Renata Borba.

Governo de Pernambuco divulga balanço do Governo de Pernambuco - Alexandre Aroeira/Folha de PernambucoGoverno de Pernambuco divulga balanço do Governo de Pernambuco - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

Impacto no turismo
Neste ano, a circulação de turistas causou um grande impacto em Pernambuco durante o Carnaval. De acordo com a Secretaria de Turismo e Lazer, 2.352.791 visitantes passaram pelo Estado durante o período carnavalesco. 

Turistas estrangeiros representam 2,6% dos visitantes totais. A maioria dessas pessoas veio de Portugal (28,71%), Argentina (17,82%) e França (8,91%).

A circulação gerou, ainda, um impacto econômico grande. Foram movimentados R$ 3,05 bilhões, um aumento de 9% com relação ao ano passado e de 30% se comparado a 2020. O índice de satisfação atingiu 94% de visitantes, que afirmaram que voltariam ao Carnaval de Pernambuco. São destaques da estatística Bezerros e Pesqueira.

"Outro destaque da nossa pesquisa também foi a estatística de 74,50% dos turistas entrevistados que afirmaram que preferiam ver artistas pernambucanos do que artistas de fora. Isso só mostra que a nossa decisão de valorizar artistas locais foi acertada", afirmou o secretário de Turismo e Lazer do Estado, Daniel Coelho.

"Quem vem para Pernambuco quer viver a nossa cultura e vivenciar os nossos bens culturais. Temos que continuar incentivando os artistas locais, que são tradicionais daqui. Fica o nosso parabéns a todos os artistas e brincantes do nosso Carnaval, que fizeram uma festa muito linda", completou o secretário.

Segurança da Mulher
O Governo de Pernambuco também afirmou que, neste ano, um empenho da pasta foi a promoção de segurança da mulher. Dentre as principais ações, a distribuição de 750 mil cartilhas nos 184 municípios do Estado, 750 mil leques e 200 mil tatuagens com os temas "Tem que Respeitar" e "Não é Não".

O objetivo era fomentar a conscientização da população e trazer orientações sobre como e onde mulheres poderiam buscar ajuda em caso de violência. 

Também foi incentivado o uso dos serviços de abrigamento, como o 0800 da Ouvidoria da Mulher, que segue em funcionamento normal.

"Nós fomos direto no foco, para alcançar todas as mulheres que iriam participar do nosso Carnaval. O objetivo é implementar essas medidas nas outras festas que tivermos no decorrer do ano, para continuar impactando cada vez mais pessoas e proporcionar mais segurança para todos", afirmou a secretária da Mulher, Mariana Melo.

Veja também

Governo peruano diz que presidente não tem relação com acusação contra seu irmão
Peru

Governo peruano diz que presidente não tem relação com acusação contra seu irmão

Justiça dos EUA condena ex-líder das Farc por narcotráfico
EUA

Justiça dos EUA condena ex-líder das Farc por narcotráfico

Newsletter