Logo Folha de Pernambuco

Carnaval

Carnaval do Recife 2025 deve ter início antecipado na quinta-feira mais uma vez

A Prefeitura da Capital pernambucana realizou o balanço da Folia de Momo de 2024 nesta quarta (14) já projetando a folia do próximo ano

Prefeitura do Recife realizou o balanço do Carnaval de 2024 nesta quarta-feira (14)Prefeitura do Recife realizou o balanço do Carnaval de 2024 nesta quarta-feira (14) - Foto: Júnior Soares/ Folha de Pernabuco

A Quarta-feira de Cinzas chegou simbolizando o fim do Carnaval, e a Prefeitura do Recife apresentou nesta manhã o balanço da folia em 2024. O festejo de Momo aconteceu pela primeira vez na Capital pernambucana com seis dias de festas, teve uma programação com mais de 3 mil atrações espalhadas por 49 polos na cidade e acumulou mais de 3,4 milhões de pessoas no total. 

Já pensando no Carnaval do próximo ano, o prefeito João Campos anunciou que vai deixar tudo pronto para a Folia de Momo em 2025 também ter um início antecipado na quinta-feira. 

"Tudo foi superior ao ano passado. A gente pensava que era uma barra difícil de superar, porque o Carnaval do ano passado foi uma grande festa. Mas este ano conseguimos crescer ainda mais. Acho que a grande marca do Carnaval do Recife é uma folia organizada", iniciou o prefeito da Capital pernambucana. 

"Vamos deixar tudo montado para ter essa extensão no ano que vem. Naturalmente, o vencedor das eleições vai poder tomar a decisão. Toda a parte de organização prévia nossa gestão vai deixar entendendo que é um legado. O Carnaval do Recife pertence à cidade, e essas conquistas devem pertencer à cidade", completou João Campos. 

A novidade do Carnaval do Recife em 2024 foi a utilização do Centro de Operações do Recife (COP) no planejamento, coordenação e monitoramento dos serviços municipais. O órgão também realizou a articulação das ações de mais de 20 secretarias. A atuação nos dias de festa seguiu os passos da experiência do Réveillon e contou pela primeira vez com revista na chegada ao Bairro do Recife. 

O COP funcionou numa sala ao lado do Marco Zero e contou com o uso de drones, painel online de acompanhamento de ocorrências e central de videomonitoramento em pontos estratégicos. Foram 145 câmeras em tempo real verificando as atividades do Carnaval. Esse número representa 57 equipamentos a mais em relação ao ano passado.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

"Foi um desafio incrível. A gente já fez isso no Réveillon para fazer a coordenação e gestão integrada, mas o Carnaval é outra proporção, com uma magnitude imensa. A vantagem de ter o COP dentro de um evento como o Carnaval é a resposta rápida a qualquer problema. Não deixamos o problema ganhar forma, o que garantiu o êxito de um evento como esse", afirmou Anderson Soares, gerente geral de Projetos do COP.

De acordo com a Prefeitura do Recife, foram mais de 8 mil profissionais trabalhando em diversas áreas no Carnaval da cidade. Isso resultou em mais de 4.200 lançamentos da Guarda Municipal, 533,06 toneladas de lixo recolhidas (27% a mais que 2023), 7.112 atendimentos médicos e 1.130 ocorrências atendidas pelo Samu. 

Entre as mais de 3 mil atrações presentes nos seis dias de festa, cerca de 98% era composta por artistas locais que se juntaram a nomes de pesos da música brasileira como Gilberto Gi, Pitty, Luísa Sonza, Matuê etc. A cidade também contou com seis polos infantis - este ano, houve também no Parque das Graças. 

"Mais uma vez, o Recife provou isso com as ruas repletas de gente daqui e de fora conhecendo algo que é único: a força da nossa cultura. Todos os gostos musicais presentes a partir da nossa tradição e também para todas as idades com os polos infantis", analisou Ricardo Mello, secretário de Cultura da cidade. 

Veja também

Ao menos 92 mortos em bombardeios israelenses na cidade síria de Palmyra
Guerra no oriente médio

Ao menos 92 mortos em bombardeios israelenses na cidade síria de Palmyra

PM que atirou em aluno de Medicina é indiciado por homicídio doloso
São Paulo

PM que atirou em aluno de Medicina é indiciado por homicídio doloso

Newsletter